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[INTRODUÇÃO] Com a transformação digital, avanços tecnológicos de inteligência artificial e processamento natural de linguagem, é crescente a implementação de chatbots em aplicativos móveis como forma de comunicação padrão entre consumidores e marcas. Uma forma que as marcas podem realçar esse tipo de relacionamento digital é através do uso de objetos antropomorfizados. Assim, também tem sido crescente as publicações de estudo sobre o tema. Dada a importância do assunto, surge a necessidade de uma revisão bibliográfica a fim de delimitar os problemas envolvendo chatbots e identificar o estado atual dos conhecimentos sobre o tema. [METODOLOGIA] Para isso, o trabalho utiliza a metodologia de revisão sistemática, seguindo as orientações de Kitchenham (2004). Através dessa metodologia, este trabalho verifica os principais construtos das variáveis de antropomorfização e assistentes virtuais, mais especificamente, quanto a relação delas com o sentimento do usuário e o Uncanny Valley, e estabelece gaps teóricos para estudos futuros. [RESULTADOS] Como resultado, a pesquisa identifica e sintetiza 12 trabalhos para revisão, sendo três abordando o antropomorfismo de imagem em chatbots, sete sobre a habilidade de comunicação do chabot, um sobre a junção da imagem antropomórfica e comunicação e um sobre o antropomorfismo de voz dos chatbots. Assim, apresenta quatro lacunas teóricas: relação da satisfação do usuário com a marca e as características antropomórficas de imagem, sentimento percebido e voz; e o sentimento do usuário com a voz do bot. [CONCLUSÃO] Delimitando os atuais conhecimentos do tema, para o usuário, um avatar humano tem efeito nulo, sendo que o gênero do bot é mais importante do que a humanidade dele. A habilidade de comunicação é muito estudada, sendo a percepção de empatia a mais relevante. Ainda, estudos revelam ação compensatória entre o avatar e a comunicação do chatbot. Esta revisão ainda sugere o estudo das variáveis em diferentes indústrias das já estudadas, pois o resultado de uma pode não refletir para todas.