Curso:
- MPGC
Área de conhecimento:
- Gestão da Saúde
Autor(es):
- Joyce Romanelli
Orientador:
Ano:
Para que o Sistema de Saúde possa ofertar serviços de qualidade, é fundamental considerar a perspectiva dos profissionais de saúde, uma vez que desgastes e insatisfação generalizados desses profissionais associam-se a piores resultados. Um instrumento capaz de mensurar essa perspectiva é a pesquisa de clima organizacional, que gera indicadores importantes de gestão, uma vez que traduz o impacto concreto dos processos institucionais nas pessoas, ambiente e negócios. O presente estudo tem por objetivo identificar e planejar projetos de melhoria do clima organizacional de uma organização de saúde em conjunto com seus principais stakeholders. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação e seu ponto de partida o resultado de uma Pesquisa de Clima Organizacional realizada em abril de 2019. A partir dela, foram organizados grupos de trabalho que construíram, de maneira coletiva e com o uso de ferramentas da qualidade, planos de ação para as afirmativas com piores resultados. Para compreender de forma objetiva se as ações tiveram impacto positivo no clima organizacional, outra Pesquisa de Clima teve lugar em novembro de 2019, repetindo a metodologia da primeira para efeito comparativo. Na pesquisa de clima de abril, participaram 28% dos profissionais ativos. Houve 63% de satisfação geral e o NPS foi de 35, classificando a instituição na Zona de Aperfeiçoamento. Na pesquisa de clima de novembro, participaram 58% dos profissionais ativos. Houve 64% de satisfação geral e o NPS foi de 44, mantendo o hospital na Zona de Aperfeiçoamento, mas com tendência de melhora e aproximação da Zona de Qualidade. As ações propostas nos grupos de trabalho relacionaram-se a saúde, benefícios e bem-estar; comunicação interna e endomarketing; reconhecimento e incentivo; treinamento e desenvolvimento; infraestrutura. De todas as ações sugeridas, até o momento da aplicação da nova pesquisa de clima, 40% estavam concluídas, 42% em andamento e 18% não iniciadas. Pode-se concluir que, a despeito de os índices obtidos na segunda pesquisa não corresponderem aos inicialmente almejados, este trabalho permitiu constatar a importância de uma meta a seguir, no caso, atingir patamares competitivos de satisfação dos colaboradores, instituir metodologia participativa para transformar os resultados em ação, valorizar o processo de identificação e implementação das ações de melhoria. Para tanto, é preciso que a liderança valorize o caminho percorrido e as possibilidades criadas, não se limitando aos valores quantitativos absolutos.