Curso:
- MPGC
Área de conhecimento:
- Gestão da Informação
Autor(es):
- Ricardo de Toledo Piza Ferraz
Orientador:
Ano:
As empresas têm ampliado o uso de tecnologia de informação (TI) para realizar suas atividades. Através das Dimensões do Uso de TI (DUTI) é possível entender que entre a necessidade de negócio e o desempenho empresarial esperado, estão os investimentos na carteira de TI e os benefícios, e que associados aos recursos organizacionais produzem o efeito da geração de valor pelo uso de TI (VUTI). Outro pilar deste estudo é o mercado de fusões e aquisições (F&A), que movimenta no mundo de mais de US$ 2,8 trilhões por ano, de 2016 a 2018. Com o mercado exigindo das empresas cada vez mais flexibilidade, as transações de F&A são importantes respostas para as adaptações. Com o crescente uso de TI nas empresas, fica cada vez mais desafiador entender como alocar os recursos disponíveis de modo que gerem o melhor resultado. Neste contexto é fundamental que os processos de valuation reconheçam as oportunidades e valores entregues por TI. O objetivo é identificar se o uso de TI influencia o valor atribuído às empresas em processo de F&A. Para isso, buscou-se identificar a existência ou não desta relação de influência e como ela ocorre durante os processos de avaliação. A partir da revisão da literatura sobre o uso de TI e os métodos de F&A, elaborou-se três proposições: 1) que a relação direta entre o uso de TI influencie na valorização das empresas-alvo; 2) que a percepção da valorização da empresa-alvo pelo uso de TI ocorra através dos benefícios do uso de TI e do desempenho empresarial; e 3) que o valor do uso de TI influencia o valor da empresa. Na fase empírica, analisou-se qualitativamente, duas empresas que prestam serviço de assessoria em F&A, atuam no segmento de middle market e possuem relevância para o mercado. Através de entrevista semiestruturada os dados foram coletados, analisados e categorizados para este estudo. Pode-se observar a influência do uso de TI no processo de valuation, seja como suporte, seja como diferencial estratégico, agregando valor direto à empresa-alvo. Porém ficou evidente que há necessidade de maior clareza sobre os benefícios do uso de TI, tanto para a precificação quanto para a alocação de investimentos. Este estudo contribui academicamente através da união dos campos de conhecimento sobre o Uso de TI e F&A, e de maneira aplicada destaca os benefícios pelo uso de TI para serem considerados na valorização e na definição dos investimentos. Para estudos futuros, sugere-se a inclusão de estudos de casos com empresas que atuem com startups, pois é esperado um comportamento diferente quanto às técnicas de avaliação e percepção do valor entregue pelo uso de TI.