Curso:
- CMAE
Área de conhecimento:
- Empreendedorismo
Autor(es):
- Thomaz Martins de Aquino
Orientador:
Ano:
Muitos empreendedores recorrem a programas e estruturas de suporte para auxiliá-los no começo de novos negócios. Uma das estruturas que ganhou popularidade, e vem crescendo exponencialmente ao redor do mundo, nos últimos anos, é a aceleradora de startup, organizações que que visam acelerar a ‘gestação’ precoce do empreendimento em um curto espaço de tempo, fornecendo educação e conexões a grupos de startups durante programas intensivos. Os estudos atuais sobre aceleradoras focam em dois aspectos: sua definição e seus efeitos no desempenho das startups. Por se tratar de um fenômeno recente, ainda é pouco compreendido como elas moldam a trajetória das startups, por isso esta pesquisa tem como objetivo entender as influências da aceleradora no processo empreendedor de startups aceleradas. Para alcançar esse objetivo foi realizado um estudo de casos múltiplos com três startups ao longo de seu processo de aceleração em uma das principais aceleradoras do Brasil. O pesquisador acompanhou os casos durante três meses e triangulou as informações com entrevistas e documentos de desempenho. Como resultado foi identificado que a aceleradora oferece oito mecanismos de orientação e suporte para as startups. Quatro destes mecanismos já foram explorados pela literatura: capacitação, direcionamento, conexões e recursos. Dois mecanismos foram apontados pela literatura superficialmente e foram aprofundados neste estudo: pressão por resultados e legitimidade. E dois mecanismos encontrados não foram descritos anteriormente, sendo uma contribuição desta pesquisa: acompanhamento e segurança psicológica. Estes mecanismos influenciam o processo empreendedor de diversas formas, com destaque para quatro aspectos: (1) os empreendedores passam a entender e se sentir parte do ecossistema que estão inseridos, algo que parece afetar sua capacidade de obter recursos; (2) os sócios se distanciam do seu time de operações, algo que pode acarretar em conflitos e desalinhamentos; (3) o empreendedor sente-se mais motivado e seguro para operar seu negócio, o que parece aumentar seu apetite ao risco e com isso sua possibilidade de bons resultados futuros; (4) por fim, o empreendedor passa a tomar decisões mais assertivas para seu momento como negócio, caso se trate de uma startup mais madura tomará mais decisões planejadas, caso se trate de uma startup mais nova realizará mais experimentos e validações. Assim, os resultados desta pesquisa contribuem para o aumento do conhecimento existente sobre aceleradoras e sobre seus efeitos no processo empreendedor de startups aceleradas.