Curso:
- CDAE
Área de conhecimento:
- Gestão da Informação
Autor(es):
- Marcelo Tsuguio Okano
Orientador:
Ano:
A empresa social (ES) desempenha um papel cada vez mais significativo no mercado brasileiro. Essas organizações, com ou sem fins lucrativos, compartilham o objetivo de causar impacto social positivo. O conceito de empresas sociais surgiu nos Estados Unidos nos anos de 1960 e 1970 e na Europa nos anos 1990. O uso das tecnologias refere-se às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e têm um papel fundamental nas ESs, pois podem reduzir os custos e transformar a forma de como interagir com outras pessoas e organizações. O objetivo desta pesquisa é verificar qual a contribuição das TICs para a criação de valor nas empresas sociais. A metodologia deste projeto de pesquisa foi o estudo de casos múltiplos com perspectiva longitudinal e análises intra e intercasos. Nas análises intercasos houve descobertas interessantes como: 1) As categorias mais importantes foram comunicação, colaboração e plataforma digital; 2) A comunicação, e a colaboração estão convergindo para os mesmos propósitos, denominado Comunicação e colaboração unificada. Respondendo à questão de pesquisa desta tese: “qual a contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para a criação de valor nas empresas sociais ?”, concluímos que a principal contribuição das TICs é a plataforma digital que cria valor nas empresas sociais por meio da comunicação e colaboração.