Curso:
- MPGC
Área de conhecimento:
- Estratégias de Marketing
Autor(es):
- Carlos Eduardo de Barros Fonseca
Orientador:
Ano:
Para a maioria dos varejistas, aproveitar cada espaço das suas lojas físicas é fundamental para executar sua estratégia de sortimento focada em lucratividade e experiência de compra. Com isso, alguns gestores priorizam aumentar o espaço físico de categorias que acreditam trazer melhores resultados, ou que são mais alinhadas com a estratégia da empresa, negligenciando outras que podem esconder grandes oportunidades ofuscadas pela falta de um mix adequado. O objetivo deste trabalho é testar uma proposta de solução para expandir o mix de uma categoria de produtos não destino sem aumentar seu espaço físico com auxílio da tecnologia. Para isso, foi utilizada uma pesquisa quantitativa experimental, a partir do procedimento “quase-experimento” que consistiu em expandir o mix de produtos da categoria alimentos para pets de um supermercado, instalando um totem de autoatendimento em substituição às prateleiras tradicionais que expunham a mercadoria. O resultado do experimento não refletiu uma variação nas vendas dessa categoria, porém apresentou uma alternância na distribuição das vendas por produtos dentro da categoria e a diminuição do espaço físico necessário para mesma venda, criando novos espaços na loja que podem ser explorados com novas oportunidades de venda. Como contribuição, esse trabalho busca apresentar a experiência de uma tentativa de colocar em prática conceitos novos os quais ainda foram pouco explorados no ambiente de loja que tem impactado diretamente o dia a dia de loja do varejista.