Efeitos do Grau de Internacionalização sobre Performance e Valor em Multinacionais Brasileiras

Curso: 

  • MPA

Área de conhecimento: 

  • Finanças e Contabilidade

Autor(es): 

  • Gustavo Gimenez Nonato

Orientador: 

Ano: 

2019

Os investimentos no exterior feitos por empresas brasileiras têm crescido significativamente nas últimas décadas. Embora a pesquisa sobre internacionalização de empresas brasileiras tenha também se ampliado nos últimos anos, o Brasil ainda carece de bases de dados completas e de acesso público relacionadas a investimentos de empresas multinacionais brasileiras no exterior, o que, por consequência, restringe o conhecimento e pesquisas nessa área, especialmente comparando o Brasil a outros países. Nesse contexto, o objetivo primário deste estudo é ampliar o conhecimento existente nessa área, identificando os efeitos do grau de internacionalização no desempenho financeiro e nas exportações das multinacionais genuinamente brasileiras e sua relação com o valor dessas firmas. Os resultados da pesquisa sugerem haver evidência estatística de uma relação encadeada e positiva entre grau de internacionalização, exportações e valor das firmas. Significa dizer que multinacionais genuinamente brasileiras, integrantes da amostra, que sejam mais internacionalizadas, tendem a apresentar maiores exportações e maior valor das firmas, sendo esse processo, portanto, concentrado em empresas internacionalizadas de maior porte. Ao não se limitar apenas a informações oferecidas voluntariamente por empresas, combinando diversos métodos de levantamento de dados, esta pesquisa oferece contribuições para investigações posteriores, além de informações para a tomada de decisão de estratégia em mercados internacionais por parte de gestores de empresas internacionalizadas ou em processo de internacionalização.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor