Curso:
- MPGC
Área de conhecimento:
- Sustentabilidade
Autor(es):
- Claus Richard Blau
Orientador:
Ano:
O objetivo central deste trabalho é investigar o papel da Aprendizagem Experiencial na educação para a sustentabilidade através do estudo de caso de uma disciplina de imersão. Além de uma revisão da literatura sobre a Aprendizagem Experiencial, este trabalho apresenta o caso prático de uma experiência imersiva realizada pelo FGVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV) com alunos de graduação da FGV EAESP, incluindo a investigação dos resultados da pesquisa sobre esta imersão, seguida por sugestões de possíveis melhorias. No contexto mais ampliado do Pensamento Complexo (ou da Complexidade), este trabalho visa também investigar a relevância da Aprendizagem Experiencial como uma metodologia inovadora para transformar a própria educação, algo que, além de necessário em virtude da urgência em se formar protagonistas de um desenvolvimento econômico, social e humano mais sustentável, se apresenta também como uma forma de ampliação do nosso paradigma de percepção. Como resultado deste trabalho é apresentada a relevância da Aprendizagem Experiencial, assim como do diálogo e da reflexão, para uma compreensão mais ampliada do tema Sustentabilidade.