Curso:
- MPGC
Área de conhecimento:
- Finanças e Contabilidade
Autor(es):
- Carlo Corsetti
Orientador:
Ano:
O presidente do conselho de administração e sócio de uma corretora brasileira de criptomoedas percebe uma série de mudanças no cenário competitivo do mercado em que a empresa está, porém nenhuma das mudanças que ocorreram apontam para um cenário futuro de forma clara. Novas tecnologias, declarações de competidores internacionais, movimentações de corretoras que atuam apenas no mercado financeiro tradicional, empresas que passam a captar recursos financeiros de forma incomum e uma constante incerteza regulatória quanto ao mercado de criptoativos geram dúvidas sobre a necessidade de uma nova estratégia competitiva para a empresa que atua em um negócio que acabou de sair de um momento de euforia, fazendo com que os volumes comercializados e o valor da principal criptomoeda estejam na metade do que se via em seu momento de pico, em dezembro de 2017. Este é o cenário refletido neste caso com nota de ensino, desenvolvido com o objetivo de complementar o material teórico utilizado em cursos de graduação, MBAs e especializações em administração de empresas e empreendedorismo. Desenvolvido de modo a estimular o aluno a trabalhar o processo de tomada de decisão em um ambiente de incertezas, explora ferramentas de planejamento estratégico, mais especificamente a Análise SWOT, as Cinco Forças de Porter e o Composto de Marketing. O desenvolvimento do caso seguiu os princípios de Leenders e Erskine, adotando o modelo que permite que o aluno proponha uma solução de um problema definido e para isso, foi utilizada uma escrita direta, de fácil compreensão dos dados que caracterizam o problema e com uma necessidade média-baixa de articulação de conceitos.