Curso:
- MPA
Área de conhecimento:
- Gestão de Operações e Logística
Autor(es):
- Eric Junior de Paula
Orientador:
Ano:
Os projetos estão presentes nas organizações para ajudá-las a enfrentar os desafios de operar em mercados cada vez mais competitivos e são empregados para promover inovação, desenvolver novos produtos e serviços e melhorar a produtividade e processos organizacionais. O emprego dos escritórios de projetos (EP) como medida para resolver o histórico de projetos que não eram completados dentro dos requisitos, foi modificando ao longo do tempo e, atualmente, eles têm a responsabilidade de manter a propriedade intelectual relativa à gestão de projetos e ativamente sustentar o planejamento estratégico. A partir deste contexto, este trabalho foi conduzido com o objetivo explorar a atuação dos EP na gestão do conhecimento, buscando identificar os fatores que facilitam e que inibem o compartilhamento de conhecimento entre as equipes de projeto. Foram analisadas duas organizações que operam baseadas em projetos e atuam no fornecimento de equipamentos e serviços para geração, transmissão e distribuição de energia. Esta pesquisa, de natureza exploratória e descritiva, aponta resultados que indicam que a prática de realizar reuniões de lições aprendidas no encerramento dos projetos ainda persiste nas organizações, apesar de não ser uma medida eficaz. Os fatores individuais e o relacionamento interpessoal são importantes para o compartilhamento do conhecimento, mesmo quando o EP é bem estruturado e conta com processos e ferramentas adequados, o que aumenta a responsabilidade da alta gestão e dos líderes na criação de um ambiente favorável à partilha do conhecimento.