Curso:
- MPA
Área de conhecimento:
- Estratégia Empresarial
Autor(es):
- Ricardo Guerra Estambassi
Orientador:
Ano:
A China caminha, a passos largos, para tomar dos Estados Unidos a posição de maior potência econômica do mundo. E atualmente, é o maior parceiro comercial do Brasil. O país asiático tornou-se o maior importador de produtos brasileiros e a maior fonte de vendas para o Brasil desde 2009. Devido a isso, há uma grande necessidade de compreensão, por parte dos brasileiros que fazem negócios com chineses, acerca dos principais problemas que esses chineses enfrentam para efetivar negócios no Brasil. Por isso, o objetivo deste trabalho foi identificar, do ponto de vista de profissionais chineses que estão desenvolvendo negócios no Brasil, os principais problemas enfrentados no país para se fechar negócios. Acredita-se que o entendimento desses problemas auxiliará o empresário brasileiro a elaborar estratégias para melhor negociar com os parceiros asiáticos e, consequentemente, obter melhores resultados. Para isso, o trabalho foi baseado teoricamente nas relações comerciais e políticas entre os dois países. O referencial teórico foi utilizado para embasar a parte teórica do trabalho e auxiliar na construção de questões que foram aplicadas nas entrevistas com profissionais chineses que possuem experiência em fazer negócios no Brasil. Os resultados da pesquisa levantaram os pontos em comum indicados pelos entrevistados e que têm impacto direto no processo de negociação entre profissionais dos dois países.