Criação e Captura de Valor: um olhar sobre o varejo brasileiro

Curso: 

  • MPA

Área de conhecimento: 

  • Estratégia Empresarial

Autor(es): 

  • Guilherme Marzol Montandon Saraiva

Orientador: 

Ano: 

2019

O presente estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento do processo de criação e captura de valor em algumas das principais marcas brasileiras do varejo entre 2013 e 2017, período marcado por grandes transformações socioeconômicas no país. Neste sentido, se realizou uma análise acerca dos principais indicadores destas empresas e ações relatadas nos relatórios anuais de investidores, bem como em informativos especializados. Isto permitiu observar que as empresas que apresentaram melhor desempenho passaram por menos turbulências ligadas à liderança ou cultura corporativa, tiveram bom desempenho no comércio eletrônico, experimentaram novos modelos de negócio, além de apostarem no financiamento de seus próprios compradores. Em paralelo, uma série de entrevistas foram conduzidas com executivos das empresas avaliadas, de maneira a obter informações que complementassem a análise de campo. Aqui, se destacaram como itens importantes para um bom desempenho na criação de valor a sinergia dos interesses dos compradores com a formulação de estratégias, a necessidade de uma boa performance nos itens preço e nível de serviço e ações que vão além dos atributos mais esperados. Além disso, também se destacaram a necessidade de avaliação constante de satisfação e seu reflexo em metas corporativas, as vantagens de uma liderança ou diretoria específica conectadas aos interesses do comprador e também o resultado de investimento em ações de inovação e novos modelos de negócio. Com estas conclusões, este estudo contribui para uma melhor compreensão de como as principais marcas brasileiras do varejo desenvolveram ações de criação e captura de valor em um período conturbado da economia nacional, possibilitando que executivos e empresários do setor tenham mais subsídios na formulação de suas estratégias. Tais ações podem garantir maior retorno e sustentabilidade aos empreendimentos, especialmente levando em consideração o ambiente altamente competitivo do varejo.

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