Estudo sobre a Relação entre Cliente e Fornecedor em Projetos de Smart Cities

Curso: 

  • MPA

Área de conhecimento: 

  • Gestão da Informação

Autor(es): 

  • Vanessa Martins dos Santos

Orientador: 

Ano: 

2019

O aumento da urbanização é uma realidade e os desafios que ela traz estão nas agendas de governos, sociedade e empresas. Com o intuito de melhor atender às necessidades dessa população concentrada nas cidades, de forma sustentável e com qualidade de vida, surgem as Smart Cities que utilizam tecnologia para aprimorar e interconectar serviços, coletar dados, tratar e disponibilizá-los em formato que pode oferecer informações para a tomada de decisão e melhor gestão dos recursos disponíveis. Este trabalho é um estudo de caso sobre uma dessas iniciativas com o objetivo de mapear os desafios na relação entre cliente (cidades) e fornecedor (vendor de tecnologia) em um projeto que engloba desde a fase de proposta até a operação. É um estado de caso único sobre o projeto de Smart Cities na área de segurança pública em São José dos Campos. Sob a ótica de um projeto complexo, com vários envolvidos e interesses diversos, a pesquisa envolve a identificação dos principais desafios na relação clientefornecedor nesse caso e sugere-se um guia de boas práticas que auxilie em projetos futuros.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor