Curso:
- CMAE
Área de conhecimento:
- Gestão da Informação
Autor(es):
- Marcelo Amorim
Orientador:
Ano:
O atual sistema educacional, associado à tecnologia da informação, transita por novas ondas de inovação e transformação digital, provenientes do ambiente interno e externo das instituições de ensino, ultrapassando suas barreiras administrativas e domínios pedagógicos. Portanto, com o intuito de acompanhar os desafios do sistema educacional do século 21, será importante (I) entender as influências internas e externas que possivelmente provocam mudanças no planejamento das iniciativas para o uso da tecnologia da informação nas instituições de ensino, (II) descobrir como essas influências atuam no desenvolvimento das diretrizes das iniciativas em tecnologia da informação voltadas ao processo de ensino-aprendizagem e (III) discutir se essas influências consideram a reconfiguração do processo de ensino-aprendizagem. Com o propósito de investigar essas questões, a pesquisa utilizou o modelo teórico das dimensões e uso da tecnologia da informação (Albertin & Albertin, 2012), aliado ao modelo teórico das dimensões e componentes da educação (Albertin & Albertin, 2014), inseridos no ambiente de inovação e transformação digital na educação. Dessa forma, o desenvolvimento de uma base teórica, pautada nesses modelos, auxiliou na condução do estudo de caso único, por meio de uma abordagem qualitativa/interpretativa, com entrevistas em profundidade, assim como, o uso de outras fontes de evidência. Nesse sentido, descobrir a dinâmica e as tensões existentes no ambiente educacional, que influenciam as diretrizes das iniciativas em tecnologia da informação, são importantes para auxiliar o planejamento do uso da tecnologia da informação e a tomada de decisão no ambiente educacional.