Curso:
- MPA
Área de conhecimento:
- Finanças e Contabilidade
Autor(es):
- Carlos Aurélio Bustamante Gonçalves
Orientador:
Ano:
Este estudo trata do comportamento da demanda por caminhões novos no Brasil no período de 1996 a 2015 e da investigação dos fatores que a influenciam. Tal questão é relevante devido à escassez de estudos acerca deste tema, ainda que se trate do modo historicamente predominante de transporte de carga no país. O objetivo de pesquisa é determinar e quantificar os fatores que provocam o aumento ou diminuição das vendas de caminhão no Brasil. Para atingir este objetivo, foram construídos modelos econométricos a partir de dados secundários. Proxies utilizadas em outros modelos de demanda automotiva foram confirmadas e refinadas, enquanto novas proxies foram introduzidas com sucesso. Quanto aos resultados, este estudo inovou ao identificar três tipos de determinantes, e ao detalhar os efeitos e defasagens de suas influências: variáveis relacionadas especificamente ao mercado de caminhões, variáveis relacionadas ao PIB e variáveis relacionadas à confiança do comprador. Adicionalmente, realizou-se uma verificação da causalidade entre crédito e vendas, com o surpreendente resultado de que a influência ocorre no sentido de vendas para crédito. Com estes resultados, este estudo dissemina o conhecimento a respeito do comportamento do mercado a toda a cadeia produtiva, melhorando a qualidade das decisões e proporcionando aumento da eficiência para o sistema como um todo