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[INTRODUÇÃO] O objetivo da presente pesquisa é estudar a realidade do projeto social, Projeto Viela, como instituição e como construção social e histórica do contraponto de contextos de violência e vulnerabilidade no Jardim Ibirapuera, Zona Sul de São Paulo. A partir dessa análise, a pesquisa procura entender, em um espectro comparativo, como o tal projeto se desenvolveu através da figura de seu fundador, Anderson Agostinho, o Buiú, e quais os efeitos de um projeto social que trabalha com políticas e ações focadas na juventude da região. Com o acompanhamento contínuo do projeto, esta pesquisa busca, portanto, olhar para um cenário da periferia urbana da cidade de São Paulo e construir de forma colaborativa uma concepção de trabalho de finalidade social, que possui uma pedagogia única, intervindo e contribuindo para o contexto estudado. [METODOLOGIA] O método de trabalho central é a pesquisa participante. Para além de se estruturar um estudo de caso (o Projeto Viela), essa pesquisa tem como intuito definir com profundidade quais os desafios do projeto para que ele se efetive como instrumento transformador de seu entorno, sempre em uma ação conjunta entre o pesquisador e sujeitos pesquisados. Dessa forma, a pesquisa pretende servir como uma análise dos recursos e ações desenvolvidas pelo Projeto Viela, bem como produzir de forma co-criada (desenvolvimento do trabalho e análise do resultado dele sempre com o auxílio das pessoas presentes na pesquisa) bases de contribuição à mudança para os principais objetos aqui estudados: o Projeto Viela e a comunidade do Jardim Ibirapuera. No percurso da pesquisa participante, a coleta de evidências foi feita através da observação do entorno semanalmente (durante o ano de pesquisa) e definindo simultaneamente diretrizes estratégicas e soluções estruturais para o desenvolvimento do projeto Viela, e consequentemente, seu impacto na comunidade do Jardim Ibirapuera. [RESULTADOS] Nesta pesquisa, muito do que se compõe como resultado torna-se parte do processo de desenvolvimento do projeto estudado. Então se destaca como produção dessa pesquisa a revisão dos processos de planejamento e execução do projeto, no papel de um planejamento estratégico e reorganização da comunicação, estrutura pedagógica e da contribuição para construção da atual sede do Projeto Viela. Além de conseguir entender quais são as forças de influência social e seus efeitos sobre o Projeto Viela e a comunidade do entorno. [CONCLUSÃO] O que é possível extrai da pesquisa é que a lógica de funcionamento do Projeto Viela, por vezes simples e ainda pouco escalável, pode construir o exemplo de que existem outras formas de se relacionar e construir valores (outra pedagogia de vida), além de servir como molde de ação e sustentação social, em contextos de vulnerabilidade; e que se o indivíduo, assim, consegue ter uma percepção mais complexa das suas vontades e motivações, ele vai então enxergar uma nova perspectiva de vida e até onde o seu potencial de transformação pode o levar. Nesse sentido, a pesquisa refletiu que, mais do que um cenário de pobreza, a violência não é a variável determinante (ainda que restritiva) das inteligências e características únicas de uma comunidade, que pode enxergar em si a solução para seus próprios problemas.