Autor(es):
Ano:
Pesquisa em foco: Local complementary inputs as drivers of entry mode choices: The case of US investments in Brazil
Estudo com multinacionais americanas mostra que investidores preferem buscar um sócio local quando o acesso a ativos como mão de obra, matéria-prima e licenças é difícil de conseguir.
Objetivo: como a acessibilidade aos ativos influencia as estratégias de investimento utilizadas por empresas americanas para se estabelecer e competir no mercado brasileiro.
Raio X da pesquisa
• Levantamento de amostra de 297 transações de investimento direto americanas no Brasil no período entre 2005 e 2010.
• Análise estatística dos dados.
Resultados
• As possibilidades e acesso aos ativos complementares das multinacionais americanas são fundamentais para escolher modo de entrada (joint-venture, subsidiária, aquisição e investimento novo/greenfield).
• Quando o número de fornecedores potenciais é baixo, maior é a chance de a multinacional entrar no Brasil via joint-venture ao invés de pelo estabelecimento de uma subsidiária.
• Quanto mais concentrado o setor, maior a probabilidade de a empresa americana optar pela joint-venture em vez de uma subsidiária; também é maior a probabilidade de ela optar por um investimento novo do que por uma aquisição que pode ser difícil de se concretizar.
• Mesmo que uma multinacional detenha marcas fortes e profundo conhecimento técnico, a joint-venture ainda pode ser uma forma muito interessante de investimento se, em seu mercado, o acesso aos ativos complementares é dominado pelas empresas locais.
O que há de novo
• O estudo comprova que a escolha do investidor entre joint-venture e subsidiária, assim como entre investimento novo e aquisição, depende do custo do acesso aos ativos locais necessários para produzir e vender os produtos nos mercados desejados (tais como terra, mão de obra, matéria prima, componentes, licenças e formas de distribuição).
• Quanto mais ineficientes os mercados para ativos locais complementares, mais provável que os investidores estrangeiros entrem via joint-venture com uma empresa local.
Entre em contato com o professor Hsia Hua Sheng
Conheça as pesquisas realizadas pelo professor Hsia Hua Sheng