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Pesquisa em foco: Retail evolution model in emerging markets: Apparel store formats in Brazil
No Brasil, 37% do varejo de roupa em locais mais pobres ainda têm um formato antiquado, sem atrativo no preço, visual ou produtos.
Objetivo: Identificar os formatos de lojas de confecção encontrados no Brasil em polos varejistas de baixa renda.
Raio X da pesquisa
• Pesquisa em 108 lojas de confecções em três polos varejistas de rua em bairros de baixa classe média de São Paulo: São Miguel Paulista, Capão Redondo e Vila Nova Cachoeirinha.
• Observação das lojas, realização de entrevistas com gerentes e agrupamento (análise de cluster), a partir das características observadas, de diferentes formatos varejistas.
Resultados
• O estudo identificou quatro formatos de lojas de confecções: 1) antiquadas ou tradicionais, 2) foco em preço baixo, 3) especializadas, e 4) consolidadas.
• O grupo das antiquadas foi formado por 40 lojas, que praticam preços médios e não oferecem grande atrativo no visual ou na seleção de produtos.
• O segmento focado em preço baixo foi composto de 43 lojas, que sinalizam agressivamente os preços, mas que não adotam um modelo visual arrojado nem oferecem produtos mais atualizados e da própria marca.
• O grupo das especializadas conteve 12 lojas que seguem uma estratégia mais criativa, concentrando-se em categorias (como lingerie ou surfwear) e oferecendo as últimas tendências dentro de sua especialidade, a um preço mais alto do que o dos outros grupos.
• Treze lojas foram agrupadas no grupo das consolidadas, que têm tamanho maior, algumas pertencentes a grandes cadeias de varejo, e que atingiram nível de modernização similar a empresas de países desenvolvidos.
O que há de novo
• Das quatro categorias identificadas, três delas (foco em preço baixo, especializadas e consolidadas) são muito semelhantes aos formatos encontrados no varejo norte-americano, em contexto de país desenvolvido.
• Já a quarta categoria – “antiquada” (ou tradicional), que corresponde a 37% do total pesquisado – é típica de países mais pobres, e, em seu eventual processo de modernização, tende a evoluir para os formatos de loja “especializada” ou “foco em preço baixo”.
• Diferentemente do varejo encontrado em shopping centers, mais da metade das lojas pesquisadas nos três polos varejistas de rua pertence a pequenas empresas que operam uma única loja.
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