Curso:
- MPGI
Área de conhecimento:
- Estratégia Empresarial
Autor(es):
- Riccardo Degano
Orientador:
Ano:
The international entry mode choices have a relevant importance for the impact they have on successful internationalization strategies. Many theories have been developed to describe which entry mode may be better than another according to the particular situation. The CAGE Distances Framework developed by Ghemawat to identify which dimensions companies should look when develop an internationalization strategy, may be useful to identify also how those dimensions impact on the international entry mode decision. The aim of this thesis is to study which kind of relationship exists between Cultural, Administrative, Geographic and Economic Distances and international entry mode choice. It analyzes a sample of companies that have been entered in Brazil through a logistic regression. According to this analysis, a negative and significant relation between Cultural Distance and need of control exists, a positive one exists between Administrative and Geographic, while no significant relationship has been found with the Economic dimension. Those findings are conceivably explainable through the theories found by scholars, but a deeper analysis that may take into account the specificity of every country is highly recommended, like the one developed with Brazil in this thesis.
As opções internacionais de modo de entrada tem siginificativa importância no que diz respeito ao sucesso de estratégias de internacionalização. Diversos modelos teóricos têm sido desenvolvidos para descrever de que maneira um modo de entrada pode ser do que outro de acordo com uma situação específica. O teoria das distâncias CAGE, desenvolvido por Ghemawat visando a identificação de quais dimensões as empresas devem explorar quando desenvolvem uma estratégia de internacionalização, pode também ser útil para identificar como tais dimensões impactam sobre as decisões de modo de entrada em um contexto internacional. O objetivo desta tese é estudar que tipo de relação existente entre Distâncias Cultural, Administrativa, Geográfica e Econômica e a decisão do modo de entrada. Analisa uma amostra de empresas estrangeiras atuantes no mercado Brasileiro por meio de uma regressão logística. De acordo com esta análise, existe uma relação negativa e significativa entre Distância Cultural e necessidade de controle, uma relação positiva entre a Distância Administrativa e Geográfica, enquanto nenhuma relação significativa foi encontrada com a dimensão econômica. Essas descobertas já foram conceitualmente antecipadas por proposições teóricas previamente propostas em outros estudos, mas deve ser considerado que uma análise mais profunda focando especificidades de cada país seria altamente recomendada, tal como o desenvolvido com o Brasil nesta dissertação.