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Pesquisa em foco: Brazilian Beef Industry Internationalization Strategies
Não há uma receita única: enquanto a BR Foods adota a estratégia de centralizar seus negócios e construir novas fábricas no exterior, a JBS-Friboi prefere comprar outras empresas e trabalhar com marcas já conhecidas pelos consumidores.
Objetivo: Analisar os modos de entrada em novos mercados das principais indústrias brasileiras de carne.
Raio X da pesquisa
• Realização de estudos de caso com as duas principais empresas no setor de carnes no Brasil, BR Foods (Sadia) e JBS-Friboi, por meio de entrevistas e pesquisa documental.
Resultados
• As empresas têm promovido ações isoladas de fortalecimento de marca e ainda não utilizam uma estratégia de desenvolvimento de uma carne “made in Brazil”.
• BR Foods e JBS-Friboi adotaram estratégias distintas de internacionalização. A BR Foods, no início, formou parcerias com empresas locais dos mercados almejados para terceirizar operações que poderiam ser realizadas com mais competitividade fora da empresa; e, depois, investiu em fábricas novas no exterior. A JBS-Friboi preferiu comprar outras empresas e manter suas marcas.
O que há de novo
• Não há um único modelo de internacionalização, pois as empresas vão montando sua estratégia de maneira distinta em cada momento.
• Percebe-se um processo crescente de verticalização no setor.