Marcelo Oliveira Coutinho de Lima

Research Field: Marketing Strategies

Articles: 

BLIKSTEIN, IZIDORO; FERNANDES, MANOEL; Coutinho, Marcelo. Fake News no Mundo Corporativo. GV Executivo, v. 17, p. 22, 2018.

Coutinho, Marcelo. Comunicação em Tempos de Escassez de Atenção. GV Executivo, v. 15, p. 26, 2016.

BLIKSTEIN, IZIDORO; Coutinho, Marcelo. A Conectividade Move Montanhas. GV Execuivo, v. 13, p. 54, 2014.

Coutinho, Marcelo. Redes Sociais: Muito Além da Mídia. GV Executivo, v. 11, p. 62, 2012.

Coutinho, Marcelo. Integração e Redes Sociais. GV Executivo, v. 9, p. 53, 2010.

Coutinho, Marcelo. Crise do Monopólio da Informação. GV Executivo, v. 7, p. 40, 2008.

LIMA, M. O. C. Marketing e Comunidades Digitais. Revista da ESPM, v. 14, p. 28-39, 2007.

 LIMA, M. O. C. O Público Convergente: O Uso da Internet entre os Jovens Brasileiros. Cadernos de Pesquisa. ESPM, São Paulo, v. 03, p. 95-120, 2005.

LIMA, M. O. C. A Sociedade da Informação e o Determinismo Tecnológico: Notas para um Debate. Líbero (Facasper), São Paulo, v. 6, n.11, p. 83-93, 2004.

LIMA, M. O. C. São Paulo, 1996: O Triunfo da Imagem. Revista da ESPM, São Paulo, v. Agosto, 1997.

 LIMA, M. O. C. Volatilidade Eleitoral em São Paulo. Novos Estudos. CEBRAP, São Paulo, v. 46, p. 21-38, 1996.

LIMA, M. O. C.; BUSTANI, C. The Brazilian Elections of 1994. Electoral Studies, Londres, v. 14, n.2, p. 212-218, 1995.

LIMA, M. O. C.; PIERUCCI, A. F. São Paulo 92: A Vitória da Direita. Novos Estudos. CEBRAP, São Paulo, v. 35, p. 94-99, 1993.

LIMA, M. O. C.; PIERUCCI, A. F. A Direita que Flutua. Novos Estudos. CEBRAP, São Paulo, v. 29, p. 10-27, 1991.

Books: 

LIMA, M. O. C.; COHN, A. ; PIERUCCI, A. F. ; BERQUO, E. ; BONDUKI, N. ; SINGER, P. ; CALDEIRA, T. ; BRANT, V. C. . São Paulo, 1988: Trabalhar e Viver. São Paulo: Brasiliense / Comissão Justiça e Paz, 1989. v. 1.

LIMA, M. O. C.. Marketing Eleitoral. 1. ed. São Paulo: Ícone, 1988. v. 1.

LIMA, M. O. C.; VASCONCELOS, F. C. . O Mundo dos Jogos. 1. ed. São Paulo: Ícone, 1985. v. 1.

Book chapters: 

Coutinho, Marcelo. Marketing Digital: da construção à colaboração de marca. In: Francisco Gracioso; Laura Galluci. (Org.). Marketing no Brasil: introdução e desenvolvimento de 1950 aos dias de hoje. 1aed.São Paulo: Instituto Cultural ESPM, 2014, v. , p. 220-233.

Coutinho, Marcelo; PEREIRA, V. A. . Marcas e Comunicação. In: Paulo Nassar. (Org.). Comunicação Interna: a força das empresas. 1aed.São Paulo: Aberje Editorial, 2011, v. , p. 45-56.

CORREA, E. S. ; Coutinho, Marcelo . O Impacto das Mídias Sociais nas empresas informativas: transformações no processo produtivo. In: Valério Cruz Brittos. (Org.). Digitalização e práticas sociais. 1aed.São Leopoldo: Unisinos, 2009, v. , p. 28-45.

Coutinho, Marcelo. Relevância e Audiência: a importância do capital social. In: Manoel Fernandes. (Org.). Do Broadcast ao Socialcast. 1aed.São Paulo: Bites, 2009, v. , p. 47-52.

BARROS FILHO, C. ; LIMA, M. O. C. ; SAFATLE, V. . Os usos das novas mídias na campanha presidencial de 2006. In: Venício A. de Lima. (Org.). A Mídia nas Eleições de 2006. 1aed.São Paulo: Editora da Fundação Perseu Abramo, 2007, v. , p. 89-111.

YANAZE, M. H. ; Coutinho, Marcelo . Marketing e Comunicação Digital. In: Mitsuru Higuchi Yanaze. (Org.). Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações. 1aed.São Paulo: Saraiva, 2007, v. , p. 327-353.

LIMA, M. O. C.; KORENTAYKER, E. . Brazil's Network Readiness Profile. In: Soumitra Dutta; Bruno Lanvin; Fiona Paua. (Org.). Global Information Technology Report 2002/2003. Londres: Oxford University Press / World Economic Forum, 2002, v. , p. -.