FGVcei - Centro de Estudos em Competitividade Internacional

O FGVcei tem como objetivo propiciar a criação e difusão de conhecimento científico básico e aplicado em conjunto com as organizações interessadas no tema de negócios internacionais. A intenção é aproximar a pesquisa básica da aplicada, de forma mediada pelas organizações. O Fórum servirá como lócus de interação entre empresas, instituições, agências públicas, pesquisadores e alunos interessados no tema de negócios internacionais.

O tema de negócios internacionais abrange a gestão das empresas e os aspectos de sua estratégia, desempenho e relações institucionais. Geograficamente, o foco será o Brasil e suas relações com outros países, especialmente os países emergentes que compõem os BRICs.

O objeto dos estudos será a empresa e sua relação com o ambiente externo. Essas empresas compreendem: a) multinacionais estrangeiras estabelecidas no Brasil ou que queiram aqui se estabelecer; b) empresas locais multinacionais ou que estejam iniciando seu processo de internacionalização. O ambiente externo será considerado na medida em que afeta as empresas. Suas dimensões principais a serem estudadas são: econômicas, financeiras, sociais, institucionais, políticas e culturais. Portanto, os estudos promovidos pelo Fórum terão como objeto as empresas e suas interações com as diversas dimensões relevantes do ambiente externo.

Dessa forma, o fórum não terá como objeto de estudo formulações ou análises de política econômica, relações internacionais, ou comércio exterior. Contudo, essas questões serão consideradas em diversos níveis de análise à medida que afetam as estratégias e a organização das empresas.