ESTUDO DE CASO DE POTENCIAL ESTRATÉGICO DE UMA EMPRESA NO RAMO DE COMPANHIAS AÉREAS DIANTE DA GLOBALIZAÇÃO E DIFUSÃO DA INTERNET

Autor(es): 
Oscar Camilo Silva Evangelista - Orientador: Prof. Alberto Issao Sugo
Ano: 
2000

[INTRODUÇÃO] A globalização e a difusão da Internet têm permitido a várias empresas promoverem importantes inovações em sua forma de operar. Esta pesquisa pretende ser uma contribuição ao conhecimento de como as companhias brasileiras estão encarando estas mudanças. Para isso, foi utilizado o setor de transporte aéreo, por ser constituído basicamente pela prestação de serviços, ou seja, a diferenciação no uso da Internet deve ser encarada como uma vantagem estratégica para este tipo de indústria. A empresa escolhida foi a TAM, porque além de ser umas das quatro maiores empresas de aviação brasileira, é uma companhia inovadora no que diz respeito à utilização de sistemas de informação, sejam estes internos ou externos. Dessa forma, o estudo de uma companhia como a TAM acarreta na análise não somente de um setor específico, mas também de uma empresa de ponta, na vanguarda da evolução tecnológica no Brasil. [METODOLOGIA]A metodologia utilizada para o estudo do caso constituiu-se, primeiramente, na pesquisa de literatura especializada para analisar os efeitos da globalização e difusão do uso da Internet na estratégia das empresas. Após esta fase, houve uma análise das oportunidades estratégicas que se apresentam às empresas brasileiras do ramo de aviação civil. Em seguida, foi realizado um estudo detalhado de como uma determinada empresa do setor de transporte aéreo (no caso, a TAM) percebe e se comporta diante destas oportunidades e mudanças. O material utilizado na pesquisa foi composto por livros sobre o tema abordado, artigos de jornais e revistas especializadas, entrevistas com profissionais da área e pesquisas na Internet. [RESULTADOS] Como resultado, pode-se citar a confirmação de certas hipóteses, como, por exemplo, o fato de a globalização e a difusão do uso da Internet estarem aumentando a concorrência no ramo de aviação civil no Brasil, pois a disponibilização de outros serviços além dos óbvios (ou seja, além da venda de passagens aéreas) tornou-se um diferencial que pode modificar profundamente a estratégia da empresa. Dessa forma, percebe-se também que a difusão do uso da Internet oferece grandes oportunidades estratégicas para as companhias de transporte aéreo. Outra hipótese confirmada é a de que a TAM tem enfrentado a globalização e a difusão da Internet com ações de impacto estratégico na empresa. Apesar da crise no setor aéreo brasileiro, a TAM não abandonou as soluções de sistemas de informação em benefício de outras áreas da empresa, por considerar as vendas e o relacionamento através da Internet parte fundamental da estratégia da companhia. [CONCLUSÃO] A conclusão da pesquisa é que a TAM, mesmo com todos os problemas enfrentados pelo setor de transportes aéreos nos últimos anos, continuou investindo grandes somas em tecnologia de informação, seja internamente, como no caso da rede via satélite criada para uma maior integração da empresa, como externamente, como na venda de passagens através da Internet e alto grau de personalização de seu web site. Se comparada a outras empresas do ramo no Brasil, a TAM apresenta-se como pioneira em inovações tecnológicas, além de ser a empresa que possui o melhor relacionamento com o cliente através da Internet. Em comparação ao mercado mundial, percebe-se que a TAM possui um nível de informatização equivalente ao das melhores empresas do setor, apesar de não oferecer certos serviços que devem tornar-se estratégicos num futuro próximo, preparando a empresa para a iminente criação de um mercado globalizado nos transportes aéreos.

Departamento: 
ADM

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