Orientação para o Mercado e Desempenho Financeiro: O Panorama das Concessionárias General Motors no Ramo Automobilístico Brasileiro

Autor(es): 
André Torres Urdan
Ano: 
2000
Ordem: 
15

Este relatório trata de uma pesquisa sobre o Impacto da Orientação para o Mercado sobre o Desempenho Financeiro. Foi realizada uma revisão teórica e seguiu-se o delineamento de um modelo conceitual. Tal modelo foi testado empiricamente com os dados de uma amostra de 192 concessionárias de veículos General Motors operando no Brasil, utilizando-se do método de modelagem de equações estruturais. Apesar das limitações incidentes, o ajustamento global do Modelo revelou-se bem pequeno. Em especial, os vínculos causais entre os três componentes da Orientação para o Mercado (Orientação para o Consumidor, Orientação para a Concorrência e Coordenação Interdepartamental) mostraram-se como não significantes. Os resultados são discutidos à luz da literatura e suas implicações avaliadas. Mais pesquisas são necessárias para compreender esses complexos fenômenos.

Abstract: 

This report concerns a research about the Impact of Market Orientation on Financial Performance. It was undertaken a theoretical review and then a conceptual model was deigned. The model was empirically tested with data from a sample of 192 General Motors vehicle dealerships operating in Brazil using the method of structural equations modeling. Notwithstanding the intervening limitations, the global adjustment of the Model appeared very small. Especially the causal links among Customer Orientation, Competitive Orientation and Inter-functional Coordination (components of Market Orientation), on the one side, and Financial Performance, on the other side, were all non significant. The results were discussed taking into account the literature and its implications were analyzed. More research is necessary to understand these complex phenomena.

Abstract description: 

Market Orientation and Financial Performance: The Reality of General Motors Automobile Dealers in Brazil

Palavras-chave: 
Orientação para o mercado; Desempenho financeiro; Concessionárias de veículos; General Motors - Brasil.
Número de páginas: 
168
Anexos: 
389 leituras

                                                                                                                                                                 

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância