Vanessa Martines Cepellos

Doutora em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) na linha de pesquisa de Estudos Organizacionais (aprovada com distinção). Durante o doutorado realizou período sandwich na University of Bradford financiada pelo CNPq. Sua tese de Doutorado foi indicada para o Prêmio CAPES de Tese 2017. Mestre em Administração de Empresas na linha de pesquisa de Estudos Organizacionais na FGV-EAESP. Sua dissertação de mestrado contou com o apoio da PricewaterhouseCoopers (PwC). Os resultados da dissertação geraram relatório técnico da PwC e renderam matérias em órgãos de imprensa como Globonews, Valor Econômico e O Estado de São Paulo. Graduada em Administração de Empresas pela FAAP. Desde 2017, atua como Professora da FGV (EAESP) onde leciona a disciplina de Organizações e Gestão de Carreiras. Foi Professora da FAAP de 2010 até 2017 onde integrou o Núcleo Interdisciplinar de Professores. Leciona disciplinas ligadas a Estudos Organizacionais e também Gestão de Pessoas. Foi, ainda, uma das responsáveis pelo programa Oficina de Gestão do curso de Graduação em Administração da FAAP. Participou da organização do 8th Iberoamerican Academy of Management. Suas pesquisas já foram apresentadas em congressos nacionais e internacionais de destaque como Enanpad, EnEO e EGOS. Também participou de encontros da Academy of Management. Foi primeira colocada na Iniciação Científica na FAAP (2009) e recebeu menção honrosa do prêmio GV Pesquisa de 2016 por sua tese de doutorado. Possui artigos aprovados para publicação, inclusive em periódico A2 (Qualis-Capes). Seus interesses de pesquisa são práticas organizacionais, grounded theory e envelhecimento nas organizações.

Artigos: 

ALCADIPANI, R. ; CEPELLOS, V. M. . Pesquisas Sensíveis em Administração e Organizações: Práticas e Desafios. Administração: ensino e pesquisa (RAEP), v. 18, p. 417, 2017.

CEPELLOS, VANESSA; TONELLI, MARIA JOSÉ . Envelhecimento Profissional: percepções e práticas de gestão da idade. Alcance (UNIVALI) (CESSOU EM 2007), v. 24, p. 004, 2017.

CEPELLOS, V. M.; TONELLI, M. J. ; ARANHA FILHO, F. J. E. ; LINS, J. . Envelhecimento nas Organizações:preconceito ou tendência?. GV Executivo, v. 12, p. 24-27, 2013.

CEPELLOS, V. M.; OLIVEIRA, V. R. F. . A Organização sob a perspectiva humanista: a causa da Terceira Idade. Estratégica (FAAP), v. 12, p. 49, 2012.

CEPELLOS, V. M.. Valores e Proteção Social do Idoso: Proposta de´Índice Experimental de Bem-Estar Social. Estratégica (FAAP), v. 9, p. 134-140, 2010.