Tania Modesto Veludo de Oliveira

PhD em Marketing & Strategy pela Cardiff University, Business School (2009), escola ranqueada entre as top 5 da área de business pela mais recente avaliação do governo britânico (UK Government Research Assessment Exercise). Possui especialização interdisciplinar em Social Science Research Methods pela Cardiff University (2006) e foi aprovada com distinction por ter se classificado com as notas mais altas do curso. Possui mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2003), tendo sido foi aprovada com louvor pela banca examinadora, e graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2000), recebendo o prêmio de melhor trabalho de conclusão de curso na área de marketing (prêmio Rui Leme de Excelência Acadêmica FEA-USP). É professora de cursos de nível superior desde 2002, atuando com educação executiva, graduação e cursos stricto sensu (mestrado e doutorado) na Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV). Possui experiência docente internacional na Cardiff University (2007-2008) e na Shangai-Jio Tong Universtity, onde foi professora visitante do Programa Top China (Summer 2011). Possui experiência com o desenvolvimento de materiais didáticos e instrucionais (casos de ensino, conteúdo para cursos à distância, revisões técnicas, projetos para publicação de livros didáticos e de negócios). Possui diversas publicações em periódicos científicos nacionais e internacionais de elevada classificação no ranking Qualis/CAPES. É ligada ao grupo de pesquisa Consumer Behaviour Analysis Research Group (CBAR) da Cardiff Business School. Tem desenvolvido pesquisas sobre ensino de marketing, macromarketing e comportamento do consumidor. 

Artigos: 

GUISSONI, L. A. ; VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M. ; TEIXEIRA, T. . Um Novo Momento para o E-Commerce. GV Executivo, v. 15, p. 14, 2016.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M. ; PALLISTER, J. G. ; FOXALL, G. R. . Unselfish? Understanding the Role of Altruism, Empathy and Beliefs in Volunteering Commitment. Journal of Nonprofit & Public Sector Marketing, v. 27, p. 373-396, 2015.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, Tania Modesto ; FALCIANO, M. A. ; PERITO, R. V. B. . Effects of Credit Card Usage on Young Brazilians' Compulsive Buying. Young Consumers: Insight and Ideas for Responsible Marketers, v. 15, p. 111-124, 2014.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TÂNIA MODESTO ; Quintão, Ronan Torres ; URDAN, André Torres . Disciplinas e Bibliografia no Ensino de Marketing nos Programas de Doutorado em Administração no Brasil e a avaliação da Capes. Organizações & Sociedade (Impresso), v. 21, p. 661-678, 2014.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, Tania Modesto ; MASCARENHAS, A. O. ; TRONCHIN, G. ; BAPTISTA, R. M. . Consumo Socialmente Responsável no Varejo da Moda: Analisando a Intenção dos Consumidores de Deixar de Comprar de Empresas Denunciadas por Escravidão Contemporânea. RGSA: Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 8, p. 63-75, 2014.

VAROTTO, L. F.; QUINTÃO, Ronan Torres; VELUDO-DE-OLIVEIRA, Tania Modesto. Writing for Publication in Business Administration: Comparing Insights from Brazilian and American Scholars. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 116, p. 4362-4366, 2014.

PEREIRA, I.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, Tania Modesto. Analysis of the promotion of cigarettes at the point of sale and its attractiveness to children. International Journal of Consumer Studies (Print), v. 38, p. 297-306, 2014.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TÂNIA MODESTO; AGUIAR, FERNANDO HENRIQUE OLIVEIRA DE; QUEIROZ, JOSIMEIRE PESSOA DE; BARRICHELLO, ALCIDES. Cola, plágio e outras práticas acadêmicas desonestas: um estudo quantitativo-descritivo sobre o comportamento de alunos de graduação e pós-graduação da área de negócios. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online), v. 15, p. 73-97, 2014.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M.; OLIVEIRA JUNIOR, A. B.; MORANO, R. S.; CALABRIA, P. C.; DIAS, O. Por que e como os alunos reclamam? Um estudo sobre as intenções e implicações das reclamações de universitários. PMKT: Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, v. 13, p. 1/Artigo 1-14, 2013.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M.; BALLESTERO-ALVAREZ, M. E.; OLIVEIRA, M. J. ; VIDIGAL, P. R. Empregabilidade e seus antecedentes para conquista da vaga de estágio por universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 14, p. 47-59, 2013.

HUERTAS, M. K. Z. ; VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M.; LEITE, M. G.  Internet Tool Use and Virtual Co-Creation in the Brazilian Construction Industry: Organizational Practices and Consumers' Personal Values. Latin American Business Review (Binghamton, N.Y.), v. 14, p. 209-226, 2013.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M.; PALLISTER, J. G. ; FOXALL, G. R. . Persuading Others to Volunteer: Is Attitude Change Enough?. Advances in Consumer Research, v. 10, p. 98-103, 2013.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M.; PALLISTER, J. G.; FOXALL, G. R. Accounting for Sustained Volunteering by Young People: An Expanded TPB. Voluntas (Manchester), v. 24, p. 1180-1198, 2013.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M.; OLIVEIRA, B. Diretrizes para a adequação metodológica e integridade da pesquisa em Administração. Revista Administração em Diálogo - RAD, v. 14., p. 79-107, 2012.

Quintão, Ronan Torres ; Urdan, André ; Veludo-de-Oliveira, Tânia . Marketing Literature in Ph.D. Modules in Brazil and the United States: Description and Reflections. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 2777-2781, 2012.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO ; IKEDA, A. A. . Laddering em pesquisa de marketing. Cadernos EBAPE.BR (FGV), v. 6, p. 8, 2008.

IKEDA, A. A. ; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO ; CAMPOMAR, M. C. . O método do caso no ensino de marketing. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), Curitiba, v. 1, p. 52-68, 2007.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO ; IKEDA, A. A. . Servqual em instituições educacionais: um estudo comparativo. Alcance (UNIVALI), v. 14, p. 00, 2007.

IKEDA, A. A. ; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO ; CAMPOMAR, M. C. . Planejamento de Marketing: Um estudo no contexto brasileiro. Base (UNISINOS), v. 4, p. 113-125, 2007.

IKEDA, A. A. ; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO ; CAMPOMAR, M. C. . O caso como estratégia de ensino na área de Administração. RAUSP. Revista de Administração, São Paulo, v. 40, p. 30-46, 2006.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO . Society versus business organizations: the strategic role of marketing. Electronic Journal of Business Ethics and Organization Studies EJBO, Jyäskylä, v. 11, p. 26-29, 2006.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO ; IKEDA, A. A. ; CAMPOMAR, M. C. . Laddering in the practice of marketing research: barriers and solutions. Qualitative Market Research, Bradford, v. 9, p. 297-306, 2006.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO ; IKEDA, A. A. . Valor em serviços educacionais. RAE Eletrônica (Online), São Paulo, v. 5, p. 12, 2006.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO ; IKEDA, A. A. . A teoria de meios-fim: uma aplicacao em marketing educacional. Faces (FACE/FUMEC), v. 6, p. 11-25, 2006.

IKEDA, A. A. ; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO ; CAMPOMAR, M. C. . Organizational conflicts perceived by marketing executives. EJBO. Electronic Journal of Business and Organization Ethics, Jyäskylä, v. 10, n.1, p. 22-28, 2005.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO ; IKEDA, A. A. . O conceito de valor para o cliente: definições e implicações gerenciais em marketing. GESTÃO.Org. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, Recife, v. 3, n.1, p. 39-52, 2005.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO ; IKEDA, A. A. . Serviços educacionais: uma análise de quatro abordagens de qualidade. Revista Organizações em Contexto, São Bernardo do Campo, v. 1, p. 181-203, 2005.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO ; IKEDA, A. A. . A essência do aprender no marketing educacional à luz da teoria de cadeias meios-fim. Revista de Economia e Administração, São Paulo, v. 4, p. 197-228, 2005.

IKEDA, A. A. ; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO ; CAMPOMAR, M. C. . A tipologia do método do caso em Administração: usos e aplicações. revista organizações e sociedade, Salvador, v. 12, p. 141-162, 2005.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO ; IKEDA, A. A. ; CAMPOMAR, M. C. . A pós-graduação em Administração no Brasil: definições e esclarecimentos. Gestão & Planejamento (Salvador), v. 6, p. 33-41, 2005.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO ; IKEDA, A. A. . A comunicação integrada de marketing em apoio ao posicionamento baseado em causas sociais. Alcance (UNIVALI), Vale do Itajaí, v. 10, n.2, p. 229-257, 2004.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO ; IKEDA, A. A. . A estrutura organizacional na era da Internet: um estudo sobre a incorporação de atividades ponto.com ao negócio de uma empresa do mercado livreiro. Revista de Economia e Administração, São Paulo, v. 3, 2004.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO ; IKEDA, A. A. ; SANTOS, R. C. . Compra compulsiva e a influência do cartão de crédito. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 44, 2004.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO ; IKEDA, A. A. . Usos e limitações do método laddering. RAM. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 5, n.1, p. 197-222, 2004.

IKEDA, A. A. ; CAMPOMAR, M. C. ; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO . Educação continuada para executivos: considerações sobre as expectativas e os atributos importantes para o aluno em um MBA. Revista de Economia e Administração, São Paulo, v. 2, p. 11-25, 2003.

MOREIRA, D. A. ; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO . Preditores precoces do analfabetismo funcional. Administração On Line (São Paulo), São Paulo, v. 3, 2002.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO ; IKEDA, A. A. . Agências de turismo: oferta de serviços e satisfação do cliente. Turismo em Análise, São Paulo, v. 13, p. 35-47, 2002.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO . Amostragem não probabilística: adequação de situações para uso e limitações de amostras por conveniência, julgamento e quotas. Administração On Line (São Paulo), São Paulo, v. 2, 2001.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO . Escalas de mensuração de atitudes: Thurstone, Osgood, Stapel, Likert, Guttman, Alpert. Administração On Line (São Paulo), São Paulo, v. 2, 2001.

IKEDA, A. A. ; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO . Venda pessoal como ferramenta de comunicação: estudos de casos em agências de viagens e turismo. Revista IMES Comunicação, São Caetano do Sul, v. ano 1, p. 30-36, 2001.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO ; IKEDA, A. A. . Aspectos de marketing em agências de viagens e turismo. Caderno de Pesquisas em Administração (USP), São Paulo, v. 1, p. 23-34, 1999.

 

Capítulos de livros: 

CAMPOMAR, M. C. ; IKEDA, A. A. ; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO . Uma pesquisa sobre planejamento de marketing feita no Brasil. Planejamento de Marketing e a Confecção de Planos: Dos Conceitos a um Novo Modelo. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2006, v. , p. 187-202.

IKEDA, A. A. ; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO . A organização de agências de viagens e turismo. In: Beatriz Lage; Paulo César Milone. (Org.). Turismo: teoria e prática. 1ed.São Paulo: Atlas, 1999, v. , p. 317-330.