Rodrigo Bandeira de Mello

É Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Ceará (1994), possui Mestrado (1997) e Doutorado (2002) na área de Estratégia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com doutorado-sanduíche na The Warthon School, University of Pennsylvania, EUA. Pós-Doutorado na Université Paris-Dauphine na França, onde atua como professor convidado para lecionar a disciplina Análise Qualitativa de Dados (Doutorado) e a disciplina Estratégia em Países Emergentes (Mestrado Profissional). Atualmemente, é Professor Adjunto do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos na FGV-EAESP, onde é o Líder da Linha de Pesquisa em Estratégia do Curso de Mestrado e Doutorado, líder do Grupo de Pesquisa em Estratégia da instituicão, e Coordenador do Programa Doing Business in Brazil. Ocupa o cargo de Coordenador da Divisão de Estratégia em Organizações da ANPAD (2011-2012), e foi o Coordenador da Divisão de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade da mesma associação (2009-2010). É Bolsista Produtividade CNPq Nível 2 e coordenador de projeto de pesquisa financiado pelo CNPq. Autor de artigos sobre estratégia e desempenho em países emergentes, gestão dos stakeholders e estratégias políticas publicados em periódicos indexados de nível nacional e internacional. Desenvolve suas pesquisas utilizando tanto métodos quantitativos (regressão multinivel, equações estruturais, decomposição de variância e outras técnicas multivariadas) como qualitativos, particularmente a estratégia da Grounded Theory com apoio de software (ATLAS ti). Suas pesquisas lhe renderam três prêmios nacionais da ANPAD: Prêmio Geral de Melhor Trabalho Teórico-Empírico de todas as divisões do EnANPAD 2004, Melhor Trabalho da Área de Estratégia em Organizações em 2002, e Melhor Trabalho na Área de Contabilidade, bem como convites para ministrar seminários sobre pesquisa qualitativa e ATLAS.ti, em Portugal, França e nos Estados Unidos. Ocupou vários cargos na vida universitária na UNIVALI, onde atuou de 1996 a 2008, tais como membro do Conselho Universitário, presidente do Comitê de Pesquisa, Editor do periódico ALCANCE (B3), e Coordenador da Pós-Graduação, quando foi um dos responsáveis pela criação do Curso de Mestrado em Administração em 2003. Sua inserção na comunidade acadêmica nacional e internacional inclui participação nos trabalhos do Comitê Assessor da CAPES para a área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo em 2007, avaliador ad-hoc de projetos para a FAPESP, FAPEMIG e ACEP, participação ativa em congressos nacionais e internacionais, tais como Academy of Management, SMS, EGOS, AIMS, LAEMOS, EnANPAD, 3Es e ENEO. É Editor Científico de Estratégia da RAE e da RAC, e membro do Comitê Científico Permanente da Association Internationale de Management Stratégique (AIMS), associação francófona que edita o melhor períodico em gestão da França (Man@gement). É avaliador de periódicos internacionais (International Business Review, IF>1) e nacionais, tais como RAC, BAR e RAE.  

Artigos: 

MRTVI, VALDETE DE OLIVEIRA ; WESTPHAL, FERNANDO KANAME ; Bandeira-de-Mello, Rodrigo ; FELDMANN, PAULO ROBERTO . Jogos de Empresas: Abordagens ao Fenômeno, Perspectivas Teóricas e Metodológicas. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online), v. 21, p. 19-40, 2017.

LANA, J. ; MARCON, Rosilene ; BANDEIRA-DE-MELLO, R. ; XAVIER, W. G. . Financial dimension of internationalization: serving two masters. Corporate Governance (Bradford), v. 17, p. 305-320, 2017.

SENA, T. ; LANA, J. ; MARCON, R. ; Bandeira-de-Mello, Rodrigo . A Influência da Conexão Política nos Ativos Intangíveis. Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting, v. 3, p. 32-51, 2016.

GAMA, M. ; LANA, J. ; CALIXTO, C. ; Bandeira-de-Mello, Rodrigo . Internacionalização de business group: a escolha do país de destino pela distância institucional. Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online) , v. 18, p. 327-347, 2016.

DOS SANTOS, RODRIGO ANTÔNIO SILVEIRA ; MELLO, RODRIGO BANDEIRA-DE- ; CUNHA, Cristiano José Castro de Almeida . SPECIAL ISSUE | The Leadership Process During an Organizational Crisis. JOSCM. Journal of Operations and Supply Chain Management, v. 9, p. 94, 2016.

MARCON, Rosilene ; BANDEIRA-DE-MELLO, R. . Estratégia em Organizações: a produção científica brasileira entre 2003 e 2011. Revista Alcance (Online), v. 23, p. 127-141, 2016.

LIMA, B.C.C. ; CABRAL, A.C.A. ; MELLO, R.B. ; PESSOA, M.N.M. ; SANTOS, S.M. . Ceará, Estado de Graça: Raízes Culturais Históricas que Antecedem o Campo Organizacional do Humor. Revista Organizações em Contexto (Online), v. 11, p. 367-399, 2015.

SOUZA, PEDRO ; CARNEIRO, JORGE ; Bandeira-de-Mello, Rodrigo . Inquiry into the Conceptual Dimensions of Project Portfolio Management. BBR. Brazilian Business Review (English Edition. Online), v. bbrconf, p. 118-148, 2015.

BANDEIRA-DE-MELLO, R.; FLEURY, M. T. L. ; AVELINE, C. E. S. ; GAMA, M. A. B. . Unpacking the ambidexterity implementation process in the internationalization of emerging market multinationals. Journal of Business Research , p. In Press, Corre, 2015.

KALLAS, D. ; Bandeira-de-Mello, Rodrigo ; CALDEIRA, C. ; MARCON, Rosilene. Do Institutions Matter in Latin America?. European Business Review. v. 27, p. 124-147, 2015. 

MARCON, Rosilene ; LAZZARINI, SERGIO G. ; MUSACCHIO, ALDO ; BANDEIRA-DE-MELLO, R. What Do State-Owned Development Banks Do? Evidence from BNDES, 2002-09. World Development. v. 66, p. 237-253, 2015. 

XAVIER, W. ; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; MARCON, R.. Institutional Environment and Business Groups' Resilience in Brazil. Journal of Business Research, v. 67, p. 900-907, 2014.

BENEDETE, A. ; CALDEIRA, C. ; BANDEIRA-DE-MELLO, R.. Formulação e Execução de Estratégias Políticas no Setor de Etanol: um modelo processual.. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online), v. 18, p. 22, 2014.

LAZZAROTTI, F. ; MARCON, R. ; BANDEIRA-DE-MELLO, R.. Recursos para Inovação e Desempenho: uma análise da invariância de mensuração em firmas de setores de alta intensidade tecnológica no Brasil.. RAI : Revista de Administração e Inovação, v. 11, p. 1, 2014.

BREY, Nathanael K. ; MARCON, Rosilene ; CAMILO, S. P. O. ; BANDEIRA-DE-MELLO, R. . Conexões Políticas em Estruturas de Propriedade:o Governo como Acionista em uma Análise Descritiva. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online), v. 15, p. 98-124, 2014.

FREITAS, A.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Uma Grounded Theory para a Ação Gerencial no Processo de Implementação do E-learning nas Escolas de Negócios do Brasil. Base (UNISINOS), v. 10, p. 100-116, 2013.

TOLEDO, A. G. L.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Criação de Valor: Incorporando Elementos da Economia dos Custos de Transação na Visão Porteriana. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), v. 17, p. 285-303, 2013. 

COSTA, M. W. O.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; MARCON, R. A Influência da Conexão Política na Diversificação dos Grupos Empresariais Brasileiros. RAE (Impresso), v. 53, p. 376-387, 2013. 

MACHADO, S. M.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. The Strategic Management and the Illegality: a case study on the fighting against piracy in Brazil . Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online), v. 15, p. 186-203, 2013.

BAZZUCHI, K.; ZACHARIAS, S.; BROERING, L.; CRODA, M. F. A.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. The Role of Home Country Political Resources for Brazilian Multinational Companies. BAR. Brazilian Administration Review, v. 10, p. 415-438, 2013. 

ROLDAN, V. ; CABRAL, A. ; PESSOA, M. N. ; BANDEIRA-DE-MELLO, R. ; SANTOS, S. M. ; LIMA, T. C. . Estilo de Liderança e Desempenho Criativo em Equipes de Telejornalismo: um estudo em emissoras de TV cearenses. RECADM : Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 12, p. 6, 2013.

DE FREITAS, A. S.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Managerial Action and Sensemaking In E-learning Implementation in Brazilian Business Schools. Computers and Education, v. 59, p. 1286-1299, 2012.

CAMILO, S. P. O.; MARCON, R.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Conexões Políticas das Firmas e seus Efeitos na Performance: uma convergência entre as perspectivas da governança e da dependência de recursos. Revista Alcance (Online), v. 19, p. 241-258, 2012.

CAMILO, S. P. O.; MARCON, R.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.  Conexões Políticas e Desempenho: um Estudo das Firmas Listadas na BM&FBovespa. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online), v. 16, p. 784-805, 2012.

BANDEIRA-DE-MELLO, R.; MARCON, R.; GOLDSMIDT, R. G. B.; ZAMBALDI, F. Firm Performance Effects of Nurturing Political Connections through Campaign Contributions. African Journal of Business Management, v. 6, p. 3327-3332, 2012.

FERNANDES, C. M. A.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; ZANNI, P. P. O Papel dos Fatores Políticos na Internacionalização de Empresas: o caso da Energias de Portugal (EDP) no Brasil. Cadernos EBAPE.BR (FGV), v. 10, p. 435-455, 2012.

BOAVENTURA, J.; SILVA, R. S.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Performance Financeira Corporativa e Performance Social Corporativa: desenvolvimento metodológico e contribuição teórica dos estudos empíricos. Revista Contabilidade & Finanças (Online), v. 23, p. 232-245, 2012.

BREY, N. ; CAMILO, S. P. O. ; MARCON, Rosilene ; BANDEIRA-DE-MELLO, R. . CONEXÕES POLÍTICAS DAS EMPRESAS POR ESTRUTURA DE PROPRIEDADE: O GOVERNO COMO ACIONISTA. RACE : Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 11, p. 319, 2012.

BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SCHROEDER, L. Relacionamento entre Empresas e Stakeholders: Um Estudo de Caso no Setor Eletroeletrônico. RAI : Revista de Administração e Inovação, v. 8, p. 148-168, 2011.

BANDEIRA-DE-MELLO, R.; GARREAU, L. L'utilisation d Atlas.ti pour améliorer les recherches dans le cadre de la théorie enracinée: panacée ou mirage?. Recherches Qualitatives, v. 30, p. 175-202, 2011.

BANDEIRA-DE-MELLO, R.; MARCON, R.; ALBERTON, A. Perfomance Effects of stakeholder interaction in emerging economies: evidence from Brazil. BAR. Brazilian Administration Review, v. 8, p. 329-350, 2011.

BARCELOS, L.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; MARCON, R. Evidenciação de Recursos e Capacidades Organizacionais: um Estudo à Luz da RBV. Revista de Negócios (Online), v. 16, p. 113-134, 2011.

HOFFMANN, V. E. ; BANDEIRA-DE-MELLO, R. ; MOLINA-MORALES, F. X. . Innovation and Knowledge Transfer in Clustered Interorganizational Networks in Brazil. Latin American Business Review (Binghamton, N.Y.), v. 12, p. 143-163, 2011.

POZZEBON, M. ; PETRINI, M.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. ; GARREAU, L. . Unpacking researchers' creativity and imagination in grounded theorizing: An exemplar from IS research. Information and Organization, v. 21, p. 177-193, 2011.

CAMILO, S.P.; XAVIER, W.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; MARCON, R. A Estrutura de Capital como Recurso e o Efeito no Desempenho das Firmas. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 9, p. 170-193, 2010.

SEHNEM, S. ; LAZZAROTTI, F. ; BANDEIRA-DE-MELLO, R. . A Longitudinal Analysis of the Porterian Paradigm Utilization in Brazil. BBR. Brazilian Business Review (English Edition. Online), v. 7, p. 21-36, 2010.

CARVALHO,C.E.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; GONÇALVES VIANNA, S.; MARCON, R.. Performance Heterogeneity in Latin America: An Investigation into the Transient Effects of Country of Origin. Latin American Business Review (Binghamton), v. 10, p. 289-308, 2009.

COELHO, A. L.; PAVÃO, Y.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. A Produção Científica Direcionada a Visão Baseada em Recursos no Brasil e no Exterior. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração, v. 1, p. 177-207, 2009.

BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. B.; LENGERT, L. A Replicação do Conhecimento Organizacional na Formação de Redes de Fast food. RAI : Revista de Administração e Inovação, v. 6, p. 126-138, 2009.

SANTOS, L.S.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Uma Teoria Substantiva da Mudança Estratégica de Empresas de Sucesso em Ambientes Hostis: o caso da Embraco no Brasil. Base (UNISINOS), v. 5, p. 42-53, 2008.

BANDEIRA-DE-MELLO, R.; MARCON, R.; ALBERTON, A.. Drivers of Discretionary Firm Donations in Brazil. BAR. Brazilian Administration Review, v. 5, p. 275-288, 2008.

GRZEBIELUCKAS, C.; MARCON, R.; ALBERTON, A.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. A Estrutura de Capital e a Performance das Firmas: uma análise empírica em companhias abertas no Brasil. REBRAE - Revista Brasileira de Estratégia, v. 1, p. 73-88, 2008.

MARCON, Rosilene; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; ALBERTON, Anete. Teoria Instrumental dos Stakeholders em Ambientes Turbulentos: Uma Verificação Empírica Utilizando Doações Políticas e Sociais. BBR. Brazilian Business Review (Edição em português. Online), v. 5, p. 289-308, 2008.

GRZEBIELUCKAS, Cleci; MARCON, Rosilene; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; MULLER, R. A. O Comportamento da Estrutura de Capital e da Performance entre Firmas Brasileiras, Argentinas e Chilenas. REGE. Revista de Gestão USP, v. 14, p. 33-48, 2007.

Azevedo, A.; GODOI, Christiane Kleinübing; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Percepção de Justiça e Comprometimento Organizacional como Estratégias de Manutenção do Empregado: um estudo em uma Instituição de Ensino Superior. Revista de Estudos de Administração (UNIJUÍ), v. 7, p. 183-210, 2007.

BANDEIRA-DE-MELLO, R. ; MARCON, Rosilene . Heterogeneidade do Desempenho de Empresas em Ambientes Turbulentos. RAE (Impresso), FGV, v. 46, n.2, p. 34-43, 2006.

BANDEIRA-DE-MELLO, R. ; MARCON, Rosilene . Unpacking Firm Effects: Modeling Political Alliances in Variance Decomposition of Firm Performance in Turbulent Environments. BAR. Brazilian Administration Review, ANPAD: Rio de Janeiro, v. 2 Esp1, n.1, p. 21-37, 2005.

BANDEIRA-DE-MELLO, R. ; MARCON, Rosilene . Unpacking Firm Effects: Modeling Political Alliances in Variance Decomposition of Firm Performance in Turbulent Environments. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), Rio de Janeiro, v. 9, n.Especial, p. 41-64, 2005.

BANDEIRA-DE-MELLO, R. ; MARCON, Rosilene . Avaliação da Eficácia das Estratégias de Posicionamento e da Atratividade Setoria, do Ponto de vista do Acionista. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), Curitiba, v. 8, n.2, p. 27-50, 2004.

BANDEIRA-DE-MELLO, R. ; CUNHA, Cristiano José Castro de Almeida . Administrando o Risco: Uma Teoria Substantiva da Adaptação Estratégica de Pequenas Empresas a Ambientes Turbulentos e com Forte Influência Governamental. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), Curitiba, v. 8 Esp., n.Especial, p. 157-180, 2004.

BANDEIRA-DE-MELLO, R. . Mudança Estratégica em Pequenas Empresas: Insights de um caso na Construção Civil.. Alcance (UNIVALI), v. 7, p. 15-20, 2002.

MARCON, Rosilene ; ALBERTON, Anete ; COSTA JUNIOR, N. ; BANDEIRA-DE-MELLO, R. . Market Segmentation and Stock Return Behavior in Domestic and ADR markets: evidence from some emerging coutries. Social Science Research Network Electronic Library, v. WP, p. 000, 2001.

BANDEIRA-DE-MELLO, R. .Uma Referência de Apoio ao Pesquisador para Diagnóstico das Estratégias Funcionais em Pequenas Empresas Construtoras. Alcance (UNIVALI), Itajaí, v. VII, n.1, p. 35-42, 2000.

BANDEIRA-DE-MELLO, R. ; CUNHA, Cristiano José Castro de Almeida . Um Framework para o Estudo da Mudança Estratégica em Pequenas Empresas de Construção de Edificações. D Blium Administração Em Revista, 1999.

 

 

Livros: 

GODOI, Christiane Kleinübing (Org.) ; BANDEIRA-DE-MELLO, R. (Org.) ; SILVA, Anielson Barbosa da (Org.) . Pesquisa Qualitativa em Organizações: Paradigmas, Estratégias e Métodos. 1. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. v. 1. 460p.

 

 

Capítulos de livros: 

SILVEIRA, R. ; CUNHA, C. ; Bandeira-de-Mello, Rodrigo . The Development of Crisis Leadership During Critical Infrastructure Breakdowns: A Possible Intracrisis Learning Trigger. In: Ricco, M.F.. (Org.). Culture and Defence in Brazil: An Inside Look at Brazil's Aerospace Strategies. 1ed.: Taylor & Francis, 2017, v. , p. 1-.

CARNEIRO, J. ; Bandeira-de-Mello, Rodrigo ; CUERVO-CAZURRA, A. ; OLIVAS-LUJAN, M. ; PARENTE, R. ; XAVIER, W. . Doing Research and Publishing on Latin America. In: Newburry, W.; Gozalez-Perez, M.. (Org.). International Business in Latin America: Innovation, Geography and Internationalization. 1ed.: Palgrave, 2015, v. , p. 11-46.

BANDEIRA-DE-MELLO, R. . Politique et Lobbying. In: Tannery, F.;Dennis, J-P, Hafsi, T. Martinet, A-C.. (Org.). Encyclopédie de la Stratégie. 1ed.Paris: Vuibert, 2014, v. 1, p. 941-955.

BANDEIRA-DE-MELLO, R. ; CRODA, M. F. A. ; MARCON, Rosilene . The Importance of Nurturing Political Connections for Emerging Multinationals: Evidence from Brazil. In: Amjad Hadjikhani (Author, Editor), Ulf Elg (Editor), Pervez Ghauri (Editor). (Org.). Business, Society and Politics: Multinationals in Emerging Markets. 1ed.: Emerald, 2012, v. , p. 155-.  

GODOI, Christiane Kleinübing ; BANDEIRA-DE-MELLO, R. ; SILVA, Anielson Barbosa da . Pesquisa Qualitativa e o Debate sobre a Propriedade de Pesquisar. In: Christiane Kleinubing Godoi; Rodrigo Bandeira-de-Mello; Anielson Barbosa da Silva. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Organizações: Paradgimas, Estratégias e Métodos. Pesquisa Qualitativa em Organizações: Paradgimas, Estratégias e Métodos. 1ed.São Paulo: Editora Saraiva, 2006, v. 1, p. 1-13.

BANDEIRA-DE-MELLO, R. ; CUNHA, Cristiano José Castro de Almeida . Grounded Theory. In: Christiane Kleinubing Godoi; Rodrigo Bandeira-de-Mello; Anielson Barbosa da Silva. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Organizações: Paradigmas, Estratégias e Métodos. Pesquisa Qualitativa em Organizações: Paradigmas, Estratégias e Métodos. 1ed.São Paulo: Editora Saraiva, 2006, v. 1, p. 241-266.

BANDEIRA-DE-MELLO, R. . Softwares em Pesquisa Qualitativa. In: Christiane Kleinubing Godoi; Rodrigo Bandeira-de-Mello; Anielson Barbosa da Silva. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Organizações: Paradigmas, Estratégias e Métodos. Pesquisa Qualitativa em Organizações: Paradigmas, Estratégias e Métodos. 1ed.São Paulo: Editora Saraiva, 2006, v. 1, p. 429-460.