Marcos Fernandes Gonçalves da Silva

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1984), Doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1994) e pós-doutorado no SAS (http://americas.sas.ac.uk/) - University of London (1997/1998). É consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU). Atualmente é Professor Adjunto em tempo integral, sendo membro do NRD, colaborador do Programa de Pós-Graduação em Economia, Pesquisador, Coordenador Pedagógico e Coordenador do Centro de Pesquisas dos Processos da Decisão da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio (FGV/EESP). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Normativa e Economia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: ética e economia, corrupção, ética experimental, rent-seeking (instituições e desenvolvimento), teorias da decisão e economia experimental. Na Graduação em Economia da FGV/EESP leciona Interpretações do Brasil, Crise Do Estado no Brasil, História Contemporânea e é organizador do PET Programa de Educação Tutorial da FGV/EESP, nas áreas de Cinema, Sociedade e Economia, HPE, Literatura, Economia e Sociedade e Interpretações do Brasil. No Programa de Pós-Graduação da FGV/EESP leciona Microeconomia III. No âmbito de atividades não acadêmicas, é colaborador da revista mensal Época Negócios e das colunas de "Análise" do jornal Folha de São Paulo.

SILVA, M. F. G. Cooperation, Social Capital and Economic Performance. Revista de Economia Política, São Paulo, v. Vol. 2, n.n.3, p. 25-50, 2006.

SILVA, M. F. G. A Epistemologia da Economia Teórica em Schumpeter. Brazilian Journal of Political Economy, Brasil, v. 22, n.1, p. 109-130, 2002.

SILVA, M. F. G. Budgeting and Resource Allocation in Universities: a Public Choice Approach. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 40, n.4, p. 48, 2000.

SILVA, M. F. G. The Political Economy of Corruption in Brazil. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 39, n.3, p. 26, 1999.

SILVA, M. F. G. A Moral da Dívida Pública. Revista de Economia Política, São Paulo, v. 18, n.2, p. 31-48, 1998.

SILVA, M. F. G. Sobre a Noção Schumpeteriana de Progresso da Ciência Econômica. Estudos Econômicos. Instituto de Pesquisas Econômicas, São Paulo, v. 28, n.4, p. 665, 1998.

SILVA, M. F. G. A Economia Política da Corrupção. Estudos Econômicos da Construção, São Paulo, v. 2, p. 71-96, 1996.

Livros:

SILVA, M. F. G. Formação Econômica do Brasil: Uma Reinterpretação Contemporânea. 1. ed. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2011. v. 3000. 170p.

SILVA, M. F. G. Ética e Economia. 1. ed. RIO DE JANEIRO: CAMPUS-ELSEVIER, 2006. v. 1. 256p.

SILVA, M. F. G. A Economia Política da Corrupção no Brasil. São Paulo: SENAC-SP, 2002. v. 1. 138p.

SILVA, M. F. G. ; ARVATE, P. Conflitos, Receitas Cumulativas do Governo Federal (CPMF e Contribuições) e Impactos Econômicos. In: Eurico Marcos Diniz de Santi. (Org.). Direito Tributário e Finanças Públicas. 1ed.São Paulo: Saraiva/Escola de Direito de São Paulo da FGV, 2007, v. 1, p. 745-758.

SILVA, M. F. G. Corrupção e Bens Públicos. In: Ciro Biderman, Paulo Arvate. (Org.). A ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO NO BRASIL. 1ed.Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2005, v. 1, p. 55-88.

SILVA, M. F. G. Abrindo a Caixa Preta do Estado: A Economia Política da Informação. In: Evelyn Levy, Pedro Drago. (Org.). GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. 1ed.São Paulo: EdiçõesFUNDAP, 2005, v. 1, p. 70-80.

SILVA, M. F. G. Corrupção: Impactos na Economia Brasileira.. In: Thomaz Wood Jr.. (Org.). Gestão Empresarial - Oito Propostas para o Terceiro MIlênio. 1ed.São Paulo: Editora Atlas, 2001, v. , p. 95-130.