Leandro Angotti Guissoni

Professor do Departamento de Mercadologia da EAESP-FGV em cursos de graduação, especialização e pós-graduação stricto sensu (mestrado profissional). Doutor e Mestre em Administração pela FEA USP, com bolsa sanduíche (CAPES) na Darden School of Business, University of Virginia (EUA) no período de 2011-2012, onde possui projetos de pesquisa em andamento até os dias atuais e é pesquisador visitante internacional. Formação complementar em Administração de Empresas pela University of California/EUA. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP). Durante quatro anos, coordenou pesquisa de marketing em empresa Coca-Cola. Na parte de extensão, desenvolveu mais de 20 projetos de consultoria em marketing, vendas e estratégia para mais de 15 empresas. Na parte de pesquisa acadêmica, possui artigos publicados em periódicos e em importantes congressos nacionais e internacionais apresentados nos EUA, França, China e India. Em 2012 teve pesquisa selecionada e apresentada na Harvard Business School (EUA), sobre canais de distribuição em mercados emergentes. Autor/Coautor de vários livros publicados pela Ed. Atlas, dentre os quais Shopper Marketing , que foi eleito o melhor livro de marketing de 2011, recebendo o troféu Cultura Econômica. Também é autor do livro Comunicação Integrada de Marketing Baseada em Valor e criador da Iniciativa ComValor, voltado para debates sobre avaliação dos resultados em comunicação. Sua linha de pesquisa integra os temas de métricas de marketing e analytics, canais de distribuição e comunicação de marketing, trabalhando com a aplicação de métodos quantitativos em marketing e métodos para avaliar e otimizar a alocação de recursos em marketing. Membro acadêmico qualificado do Marketing Science Institute desde 2013.

Artigos: 

GUISSONI, LEANDRO A.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, Tania Modesto ; TEIXEIRA, T. . Um Novo Momento para o E-Commerce. GV Executivo, v. 15, p. 14-17, 2016.

VENKATESAN, R. ; FARRIS, P. W. ; GUISSONI, L. A. ; NEVES, M. F. . Consumer Brand Marketing through Full- and Self-Service Channels in an Emerging Economy. Journal of Retailing, v. 91, p. 644-659, 2015.

GUISSONI, L. A. ; RODRIGUES, J. M. ; CRESCITELLI, E. . O Efeito da Distribuição sobre o Market-Share: um estudo em diferentes canais do mercado de consumo. RAE (Impresso), v. 54, p. 620-632, 2014.

NEVES, M. F. ; CONSOLI, M. A. ; GUISSONI, L. A. . Orientação das Cadeias Alimentares. Agroanalysis (FGV), v. 33, p. 25-26, 2013.

GUISSONI, L. A. ; CONSOLI, M. A. ; RODRIGUES, J. M. . Is Category Management in Small Supermarkets Worth the Effort?. RAE (Impresso), p. 592-603, 2013.

GUISSONI, L. A. ; NEVES, M. F. . Ensaio sobre a Análise de Desempenho em Marketing e Aplicação de Métricas. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 12, p. 201-229, 2013.

GUISSONI, L. A. ; NEVES, M. F. ; BONIZIO, R. C. . Proposta de Avaliação dos Resultados do Programa de Comunicações de Marketing sob a Perspectiva da Criação de Valor para as Organizações. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 9, p. 122-148, 2010.

Livros: 

GUISSONI, L. A. ; NEVES, M. F. . Métricas para Comunicação de Marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015. v. 1. 263p .

DANDREA, R. ; GUISSONI, L. A. . Shopper Safari: gere insights, domine o trade e cresça seus resultados (ebook). 1. ed. São Paulo: Editora Toolbox, 2014. v. 1. 98p .

DANDREA, R. (Org.) ; CONSOLI, M. A. (Org.) ; GUISSONI, L. A. (Org.) . Shopper Marketing: la nueva Estrategia Integrada de Marketing para Conquista Del Cliente em el Punto de Venta. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

DANDREA, R. ; CONSOLI, M. A. ; GUISSONI, L. A. . Shopper Marketing: a nova estratégia integrada de marketing para a conquista do cliente no ponto de venda. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2011. v. 1. 147p .

GUISSONI, L. A.; NEVES, M. F. . Comunicação Integrada de Marketing Baseada em Valor. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2011. v. 1. 237p .

Capítulos de livros: 

GUISSONI, L. A. ; CASTRO, L. T. ; CONSOLI, M. A. . Planejamento de Vendas e Estruturação da Área Comercial na Revenda de Insumos. In: CONSOLI, M. A.; PRADO, L. S.; MARINO, M. K.. (Org.). Agrodistribuidor: o futuro da distribuição de insumos no Brasil. 1ed.São Paulo: Atlas, 2011, v. 1, p. 147-160.

GUISSONI, L. A. ; CONSOLI, M. A. ; PRADO, L. S. . Gestão do Processo de Vendas e Monitoramento da Equipe Comercial. In: CONSOLI, M. A, PRADO, L. S.; MARINO, M. K.. (Org.). Agrodistribuidor: o futuro da distribuição de insumos no Brasil. 1ed.São Paulo: Atlas, 2011, v. 1, p. 161-183.

CONSOLI, M. A. ; GUISSONI, L. A. ; PAIXAO, F. L. ; NEVES, M. F. . Canais de Marketing e Gestão da Cadeia de Suprimentos Onde as Atividades de Trade se Encontram. In: CONSOLI, M. A.; D´ANDREA, R.. (Org.). Trade Marketing - Uma estratégia de distribuição e execução de vendas. São Paulo: Atlas, 2010, v. , p. -.

CASTRO, L. T. ; GUISSONI, L. A. ; CONSOLI, M. A. ; DANDREA, R. . Execução do Gerenciamento de Categorias - Uma Ferramenta Aplicada ao Pequeno Varejo. In: CONSOLI, M. A.; D´ANDREA, R.. (Org.). Trade Marketing - Uma estratégia de distribuição e execução de vendas. São Paulo: Atlas, 2010, v. , p. -.

GUISSONI, L. A. ; NEVES, M. F. ; CRESCITELLI, E. ; DANDREA, R. ; CONSOLI, M. A. . Mensuração e Avaliação dos Resultados de Trade Marketing. In: CONSOLI, M. A.; D´ANDREA, R.. (Org.). Trade Marketing - Uma estratégia de distribuição e execução de vendas. São Paulo: Atlas, 2010, v. , p. -.