Laura Maria Cesar Schiesari

Médica pediatra com mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina - Universidade de São Paulo (2004). Trabalhou em hospitais públicos e privados, no Brasil e no exterior. Foi consultora na área de gestão e avaliação de Organizações da Sociedade Civil. Consultora em Gestão em Saúde. Professora do GVsaúde e do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Administraçao Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: administração de serviços de saúde, sobretudo nas áreas de avaliação de serviços, gestão da qualidade, acreditação e avaliação da assistência.

SCHIESARI, LAURA. Cuidado com o paciente. GV Executivo, v. 16, p. 18, 2017.

GOMES, ROMEU ; LIMA, VALÉRIA VERNASCHI ; OLIVEIRA, JOSÉ MAURÍCIO DE ; SCHIESARI, LAURA MARIA CESAR ; SOEIRO, EVERTON ; DAMÁZIO, LUCIANA FALUBA ; PETTA, HELENA LEMOS ; OLIVEIRA, MARILDA SIRIANI DE ; SILVA, SILVIO FERNANDES DA ; SAMPAIO, SUELI FATIMA ; PADILHA, ROBERTO DE QUEIROZ ; MACHADO, JOSÉ LÚCIO MARTINS ; CALEMAN, GILSON . A Polissemia da Governança Clínica: uma revisão da literatura. Ciência & Saúde Coletiva (Online), v. 20, p. 2431-2439, 2015.

SCHIESARI, LAURA MARIA CESAR. Avaliação externa de organizações hospitalares no Brasil: podemos fazer diferente?. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), v. 19, p. 4229-4234, 2014.

PERNEGER, THOMAS V. ; SCHIESARI, LAURA ; CULLATI, STÉPHANE ; CHARVET-BÉRARD, AGATHE . Does information about risks and benefits improve the decision-making process in cancer screening Randomized study. Cancer Epidemiology (Print), v. 35, p. 574-579, 2011.

GAYET-AGERON, ANGÈLE ; AGORITSAS, THOMAS ; SCHIESARI, LAURA ; KOLLY, VÉRONIQUE ; PERNEGER, THOMAS V. ; ROSS, JOSEPH S. . Barriers to Participation in a Patient Satisfaction Survey: Who Are We Missing?. Plos One, v. 6, p. e26852, 2011.

Perneger TV ; CULLATI, S. ; SCHIESARI, L. M. C. ; CHARVET, A. . Impact of information about risks and benefits of cancer screening on intended participation. European Journal of Cancer, v. 46, p. 2267-2274, 2010.

Agoritas T ; LUBBEKE, A. ; SCHIESARI, L. M. C. ; Perneger TV . Assessments of patients' tendency to give a positive or negative rating to health care. Quality & Safety in Health Care (Print), v. 18, p. 374-379, 2009.

Pataky Z ; GOLAY, A. ; Rieker A ; Grandjean R ; SCHIESARI, L. ; Vuagnat H ; SCHIESARI, L. M. C. . A first evaluation of an educational program for health care providers in a long-term care facility to prevent foot complications.. International Journal of Lower Extremity Wounds, v. 6, p. 69-75, 2007.

NOVAES, H. M. ; SCHIESARI, L. M. C. . Accreditation of health service networks: challenges and perspectives. World Hospitals and Health Services, v. 39, p. 18-23, 2003.

SCHIESARI, L. M. C.; Kisil M . A avaliação da qualidade nos hospitais brasileiros. RAS. Revista de Administração em Saúde, v. 5, p. 7-17, 2003.

Livros:

Chianca T ; Marino E ; SCHIESARI, L. ; SCHIESARI, L. M. C. . Desenvolvendo a Cultura de Avaliação em Organizações de Sociedade Civil. São Paulo: Global Editora e distribuidora, 2001. v. 01.

MALIK, A. M. ; SCHIESARI, L. M. C. . Qualidade na Gestão de Serviços e Ações de Saúde. Manual para Gerentes de Serviços de Saúde.. 2. ed. São Paulo: Peirópolis, 1998. v. 01. 133p .

SCHIESARI, LMC; MALIK, A. M. . Segurança do Paciente. In: Vecina Neto G, Malik AM. (Org.). Gestão em Saúde. 2aed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016, v. , p. 358-367.

MALIK, A. M. ; SCHIESARI, L. M. C. . O Gestor do Serviço Médico. In: Alves, VLS.; Feldman, L.B.. (Org.). Gestores da Saúde no Âmbito da Qualidade. 1aed.São Paulo: Martinari, 2011, v. , p. 51-65.

SCHIESARI, L. M. C.. O Uso Racional dos Recursos Hospitalares. In: BIROLINI, D.; HELITO, A.S.. (Org.). Análise Crítica da Prática Médica. 1aed.São Paulo: Elsevier Editora, 2011, v. , p. 145-161.

MALIK, A. M. ; SCHIESARI, LMC . Qualidade e Acreditação. In: Vecina Neto, G.; Malik, A.M.. (Org.). Gestão em Saúde. 1aed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011, v. , p. 325-328.

MALIK, A. M. ; SCHIESARI, L. M. C. . Qualidade hospitalar. In: Lima Gonçalves, E.L.. (Org.). Gestão Hospitalar. 1ed.São Paulo: Editora Saraiva, 2006, v. , p. -.

SCHIESARI, L. M. C.. Histórico da Acreditação. In: Quinto Neto A. (Org.). Processo de Acreditação ? A Busca da Qualidade nas Organizações de Saúde. Porto Alegre: DaCasa, 2000, v. , p. 29-60.

CARVALHO, E. S. ; SCHIESARI, L. M. C. . Exantema Súbito. In: R. Veronesi. (Org.). Tratado de Doenças Infecciosas. São Paulo: Atheneu, 1996, v. , p. -.