Juracy Gomes Parente

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (1967), MBA pela Cornell University, e Ph.D. - doutorado em Administração de Empresas - University of London (1978). Atualmente é Chefe do Departamento de Marketing da FGV-EAESP e pesquisador do GVcev - Centro de Excelência em Varejo. Seus interesses de pesquisa estão concentrados no setor varejista, especialmente nos temas de localização varejista, mercados de baixa renda, responsabilidade corporativa, estratégia varejista, e comportamento de compra.

Artigos: 

MIOTTO, A. P. S. C. ; PARENTE, J.. Antecedents and Consequences of Household Financial Management in Brazilian Lower-Middle-Class. RAE (Impresso) , v. 55, p. 50-64, 2015.

MIOTTO, A. P. S. C.; PARENTE, J.. Retail Evolution Model in Emerging Markets: apparel store formats in Brazil. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 43, p. 242-260, 2015.

PORPINO, GUSTAVO ; PARENTE, JURACY ; WANSINK, BRIAN . Food Waste Paradox: antecedents of food disposal in low income households. International Journal of Consumer Studies (Print) , v. 39, p. 619-629, 2015.

BARKI, E.; PARENTE, J.. Challenges and Opportunities of the Last Mile for the Base of the Pyramid: the case of Brazil. Field Actions Science Reports, v. 12, p. 1-4, 2014.

PLUTARCO, F. ; SUTTER, M. B. ; PARENTE, JURACY . Apresentação no Ponto de Vendas: um estudo exploratório no varejo de moda popular. Análise (PUCRS. Online), v. 23, p. 5, 2013.

BARKI, Edgard Elie Roger ; BOTELHO, D. ; PARENTE, JURACY . Varejo: Desafios e Oportunidades em Mercados Emergentes. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 53, p. 534, 2013.

CHAMIE, B. C. ; Ikeda, A. A. ; PARENTE, JURACY . Atmosfera de Loja como um Elemento da Estratégia Varejista. RAD (Rio de Janeiro), v. 14, p. 1-31, 2012.

BRANDÃO, Marcelo Moll ; PARENTE, JURACY . Brasileiro Gosta de "Muvuca"?: impacto da densidade humana no comportamento de compra. RAE (Impresso), v. 52, p. 613-627, 2012.

PARENTE, J. G.; BRANDÃO, M. M.; MIOTTO, A. P.; PLUTARCO, F. Polos Varejistas de Rua ou Shopping Centers? comparando as preferências da baixa renda. BBR. Brazilian Business Review, v. 9, p. 154-179, 2012.

BARKI, Edgard Elie Roger; PARENTE, J. G. Consumer Behaviour of the Base of the Pyramid Market in Brazil. Greener Management International, v. 56, p. 11-23, 2010.

BRANDÃO, Marcelo Moll; PARENTE, J. G.; OLIVEIRA, Beatriz Bastos.Percepção de Crowding no Varejo: uma investigação exploratória no mercado brasileiro. RAE Eletrônica (Online), v. 9, p. Art 11, jul/dez, 2010.

SILVA, H.; PARENTE, J. G.; KATO, H. T. Segmentação de Baixa Renda Baseada no Orçamento Familiar. Faces (FACE/FUMEC), v. 8, p. 98-114, 2009.

TEREPINS, Fanny Michaan; PARENTE, J. G. Responsabilidade Social Empresarial do Varejo no Brasil. Revista ANGRAD, v. 10, p. 109-132, 2009.

PARENTE, JURACY ; BARKI, Edgard Elie Roger ; GEARGEOURA, L. . Varejo: luxo X baixa renda. GV Executivo, v. 7, p. 27-32, 2008.

PARENTE, JURACY ; KATO, H. T. . Estratégias de Localização. GV Executivo. Getúlio Vargas Executivo, v. 7, p. 66-70, 2008.

PARENTE, J. G. . Área de Influência: um estudo no varejo de supermercados. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n.2, p. 46, 2001.

PARENTE, J. G. . A Importância da Área de Influência. Super Hiper, v. 301, p. 136, 2000.

PARENTE, J. G. . Gerenciamento de Categorias Ao Alcance de Todos. SuperHiper, Sao Paulo, v. 23, n.260, p. 230, 1997.

PARENTE, J. G. . Marketing e Empresa: uma era para o marketing de bens de consumo. RAE. Revista de Administração de Empresas, v. 21, n.3, p. 71-73, 1981.

 

Livros: 

PARENTE, JURACY ; BARKI, Edgard . Varejo no Brasil. 1. ed. São Paulo: , 2014. v. 1. 440p .

PARENTE, J. G. (Org.); LIMEIRA, T. M. V. (Org.); BARKI, Edgard Elie Roger (Org.). Varejo para a Baixa Renda. 1. ed. Porto Alegre: Bookman - Artmed Editora, 2008. v. 1. 200 p.

PARENTE, J. G. (Org.) ; GELMAN, J. J. (Org.) . Varejo e Responsabilidade Social: visão estratégia e práticas no Brasil. 1. ed. Editora Bookman: Porto Alegre, 2006. v. 1. 182p .

PARENTE, J. G. (Org.) . Responsabilidade Social no Varejo - Conceitos, Estratégias e Casos no Brasil. 1. ed. São Paulo: SARAIVA S/A LIVREIROS E EDITORES, 2004. v. 1. 170p .

PARENTE, J. G. (Org.) . Gestão Empresarial - Estratégias de Marketing. 1. ed. São Paulo: Editora Atlas S/A, 2003. v. 1. 281p .

PARENTE, J. G. . Varejo no Brasil: gestão e estratégia. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2000. v. 1. 470p.

 

Capítulos de livros: 

PARENTE, J. G.; BARKI, Edgard Elie Roger. Valor no Varejo Direcionado ao Segmento de Baixa Renda. In: Juracy Parente;Tânia Limeira; Edgard Barki;. (Org.). Varejo para a Baixa Renda. 1 ed. Porto Alegre: Bookman Campanhia Editora, 2008, v. 1, p. -.

BARKI, Edgard Elie Roger; PARENTE, J. G. Varejo na Baixa Renda: estratégias vencedoras. In: Tânia Limeira; Edgard Elie Roger Barki; Juracy Gomes Parente. (Org.). Varejo para a Baixa Renda. 1 ed. Porto Alegre: Bookman, 2008, v. 1, p. 197-.

PARENTE, J. G.; KATO, H. T. Localização Varejista. In: Tânia Limeira; Edgard Elie Roger Barki; Juracy Gomes Parente. (Org.). Varejo para a Baixa Renda. 1 ed. Porto Alegre: Bookman, 2008, v. 1, p. 189-.

FREDERICO, E.; PARENTE, J. G. Determinants of Relationship Continuity between Fashion Retailers and Suppliers in Brazil. In: Swoboda, Bernhard & others (eds). (Org.). European Retail Research. Wiesebaden, Germany: Gabler Springer Science, 2008, v. vol 22, p. 87-115.

PARENTE, J. G.; TEREPINS, Fanny Michaan. Responsabilidade Social Empresarial do Varejo no Brasil. In: Jacques Gelman; Juracy Parente. (Org.). Varejo Socialmente Responsável. 1 ed. Porto Alegre: Bookman Companhia Editora, 2007, v. 1, p. -.

PARENTE, J. G. ; BRITO, L.A.L. . Estratégia de Varejo. In: Sérgio Dias. (Org.). Marketing: Estratégia e Valor. Marketing: Estratégia e Valor. : , 2006, v. , p. -.

PARENTE, J. G. ; MACEDO, L. C. ; CARDOSO, R. C. ; FREIRIA, V. . Varejo e Responsabilidade Social. In: Juracy Parente; Jacob Jacques Gelman. (Org.). Varejo e Responsabilidade Social: visão estratégica e práticas no Brasil. Varejo e Responsabilidade Social: Visão Estratégica e Práticas no Brasil. 1ed.Porto Alegre: Editora Bookman, 2006, v. 1, p. 15-30.

PARENTE, J. G. . Varejo Socialmente Responsável. In: Juracy Gomes Parente. (Org.). Responsabilidade Social no Varejo - Conceitos, Estratégias e Casos no Brasil. Responsabilidade Social no Varejo - Conceitos, Estratégias e Casos no Brasil. 1ed.São Paulo: SARAIVA S/A LIVREIROS E EDITORES, 2004, v. 1, p. 4-13.

PARENTE, J. G. . Área de Influência: um estudo no varejo de supermercados. In: Juracy Gomes Parente; Thomaz Wood Jr.; Victoria Jones. (Org.). Gestão Empresarial - Estratégias de Marketing. Gestão Empresarial - Estratégias de Marketing. 1ed.São Paulo: Editora Atlas S/A, 2003, v. 1, p. -281.