Isleide Arruda Fontenelle

Research Field: Organizational Studies

Articles: 

FONTENELLE, ISLEIDE A. ; Organisations as producers of consumers. Organization (London) , v. 22, p. 644-660, 2015.

FONTENELLE, ISLEIDE A. . Prosumption: As Novas Articulações entre Trabalho e Consumo na Reorganização do Capital. Revista Ciências Sociais Unisinos, v. 51, p. 1-20, 2015.

FONTENELLE, ISLEIDE A. . As Ciências Sociais e Humanas no Ensino da Administração. GV Executivo, v. 13, p. 69, 2014.

FONTENELLE, ISLEIDE A. . O Estatuto do Consumo na Compreensão da Lógica e das Mutações do Capitalismo. Lua Nova (Impresso), v. I, p. 207-240, 2014.

FONTENELLE, ISLEIDE A. From Politicization to Redemption through Consumption: the environmental crisis and the production of guilt in the responsible consumer, as constructed by the business media. Ephemera (Online), v. 13, p. 339-366, 2013.

BITTENCOURT, Lúcio Nagib; FONTENELLE, ISLEIDE A. Estudo de Políticas Públicas a partir de Narrativas: o caso do processo de elaboração do Programa de Revitalização e Desenvolvimento da Região Central Histórica de Santos. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 19, p. 1-19, 2013.

FONTENELLE, ISLEIDE A. A Resignificação da Crise Ambiental pela Mídia de Negócios: responsabilidade empresarial e redenção pelo consumo. Galáxia (São Paulo. Online), v. 14, p. 242-254, 2013.

FONTENELLE, ISLEIDE A. . Para uma Crítica ao Discurso da Inovação: saber e controle no capitalismo do conhecimento. RAE (Impresso), v. 52, p. 100-108, 2012.

FONTENELLE, ISLEIDE A.2012FONTENELLE, ISLEIDE A. . Consumo como Investimento: a produção do consumidor saudável pela mídia de negócios. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 9, p. 133-152, 2012.

FONTENELLE, ISLEIDE A. . Trajectories of Perversion: from the formation of the Modern Brazil to its reflections in the global world. Tamara (Las Cruces, N.M.), v. 9, p. 93-104, 2011.

FONTENELLE, ISLEIDE A. . O Executivo Universitário: Sociedade de Controle e Formação. GV Executivo, v. 10, p. 34-37, 2011.

FONTENELLE, ISLEIDE A. O Fetiche do Eu Autônomo: Consumo Responsável, Excesso e Redenção como Mercadoria. Psicologia e Sociedade (Impresso), v. 22, p. 215-224, 2010.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Global Responsibility through Consumption?: Resistance and assimilation in the anti-brand movement. Critical perspectives on international business, v. 6, p. 256-272, 2010.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Resistência e Assimilação na Cultura das Marcas: a resposta corporativa ao movimento "sem logo". Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 6, p. 105-128, 2009.

FONTENELLE, ISLEIDE A. . Eu, Proteu. GV Executivo. Getúlio Vargas Executivo, v. 7, p. 81-81, 2008.

FONTENELLE, ISLEIDE A. . Felicidade e Sofrimento. GV Executivo. Getúlio Vargas Executivo, v. 7, p. 74-74, 2008.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Psicologia e Marketing: da parceria à crítica. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 60, p. 143-157, 2008.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Fantasy Sandwiches: Image as value in the McDonald´s case. World Leisure Journal, v. 49, p. 5-14, 2007.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Construção e Desconstrução de Fronteiras e Identidades Organizacionais: História e Desafios do Mcdonalds. RAE. Revista de Administração de Empresas, v. 47, p. 60-70, 2007.

FONTENELLE, ISLEIDE A. . Corpo, Mobilidade e Cultura da Imagem. Revista de Psicologia Hospitalar, v. I, p. 1-4, 2007.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Consumo Ético: construção de um novo fazer político?. Revista Psicologia Política, v. 6, p. 1-21, 2007.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Mercadores da Cidadania: limites e desvios da responsabilidade social corporativa. Política & Trabalho, v. 26, p. 203-223, 2007.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Managing Human Capital: the Protean Identity and the Market of Education in Brazil. Electronic Journal of Radical Organization Theory, v. 10, p. 1-13, 2007.

FONTENELLE, ISLEIDE A. A Cidade Midiática Sob o Signo do Consumo: a Produção de uma Sociabilidade da Indiferença. Estudos e Pesquisas em Psicologia (Online), v. 7, p. 80-94, 2007.

FONTENELLE, ISLEIDE A. A Auto-gestão de Carreira Chega à Escola de Administração: o Humano se tornou capital?. O&S. Organizações & Sociedade, v. 14, p. 71-90, 2007.

FONTENELLE, ISLEIDE A.. Invisibilidade humana. GV Executivo. Getúlio Vargas Executivo, São Paulo, v. 5, n.1 -Fev/Abr, 2006.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Autogestão Estratégica de Carreira. HSM Management, São Paulo, v. No. 31, n.Abr/2006, 2006.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Ilusões da Modernidade: o fetiche da marca McDonald´s no Brasil.. Psicologia e Sociedade, v. 18, p. 38-46, 2006.

FONTENELLE, ISLEIDE A. O Trabalho da Ilusão: produção, consumo e subjetividade na sociedade contemporânea. Interações (Universidade São Marcos), v. X, p. 63-86, 2005.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Corpo e Marca Publicitária na Sociedade das Imagens. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo), São Paulo, v. 1, p. 5-16, 2004.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Mídia, Acesso e Mercado da Experiência. Contracampo (UFF), v. 10/11, p. 185-200, 2004.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Humanidade Espetacular: emancipação ou autodestruição virtual?. Margem Esquerda, v. 4, p. 163-174, 2004.

FONTENELLE, ISLEIDE A. O Marketing do Relacionamento. Reportagem (Belo Horizonte), São Paulo, v. 58, 2004.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Caçadores do Cool: pesquisas de mercado de tendências culturais e transformações na comunicação mercadológica contemporânea. Lua Nova. Revista de Cultura e Política, v. No. 63, p. 163-178, 2004.

FONTENELLE, ISLEIDE A. O Mundo de Ronald McDonald: sobre a marca publicitária e a socialidade midiática. Educação e Pesquisa (USP), São Paulo, v. 28, n.1, p. 137-149, 2002.

FONTENELLE, ISLEIDE A.Vidas em Luta: a constituição do sujeito político em E. P. Thompson. Sociabilidades (USP), SÃO PAULO, v. 1, p. 61-66, 1996.

 

Books: 

FONTENELLE, ISLEIDE A. Pós-modernidade: Trabalho e Consumo. 1a. ed. SÃO PAULO: CENGAGE LEARNING, 2008. v. 1. 104 p.

FONTENELLE, ISLEIDE A. . O NOME DA MARCA: McDONALD'S, FETICHISMO E CULTURA DESCARTÁVEL (2a. Reimpressão). 2a.. ed. SÃO PAULO: BOITEMPO EDITORIAL, 2006. v. 1.

 

Book chapters: 

FONTENELLE, ISLEIDE A. . As relações entre Filosofia e Psicanálise na Compreensão e Crítica da Cultura de Consumo: da ideologia à fantasia social. In: Claudio Oliveira. (Org.). Filosofia, Psicanálise e Sociedade. 1a. ed. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2011, v. 1, p. 147-168.

FONTENELLE, ISLEIDE A. . O discurso midiático sobre a responsabilidade do consumidor: vida saudável como objeto de investimento. In: João Freire Filho; Maria das Graças Pinto Coelho. (Org.). A promoção do capital humano: mídia, subjetividade e o novo espírito do capitalismo. 1 ed. Porto Alegre: Sulina, 2011, v. 1, p. 35-48.

CAMPOS JUNIOR, H. ; FONTENELLE, ISLEIDE A. . Indústria do entretenimento móvel (IEM): desafios na formação de um canal de distribuição. In: Charles Kirschbaum et al.. (Org.). Indústrias criativas no Brasil. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2009, v. 1, p. 153-168.

FONTENELLE, ISLEIDE A. . Coolhunters: pesquisa de mercado de "tendências culturais" e transformações na comunicação mercadológica contemporânea. In: Clóvis Barros Filho ...[et al.]. (Org.). Bravo mundo novo: Novas configurações da comunicação e do consumo. 1 ed. São Paulo: Alameda, 2009, v. 1, p. 17-42.

FONTENELLE, ISLEIDE A. . Consumo, Fetichismo e Cultura Descartável. In: Ricardo Mendes Antas Jr.. (Org.). Desafios do Consumo. 1a. ed. Petrópolis: Vozes, 2007, v. 1, p. 141-152.

FONTENELLE, ISLEIDE A. . Verbete: "Marketing / Cultura de Consumo". In: Raymond Williams. (Org.). Palavras-Chave: um vocabulário de cultura e sociedade. 1a. ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007, v. 1, p. 439-443.

FONTENELLE, ISLEIDE A. . Consumidor: um sujeito proteu?. In: Denise M. Ziliotto. (Org.). O CONSUMIDOR: OBJETO DA CULTURA. O CONSUMIDOR: OBJETO DA CULTURA. Petrópolis:RJ: Vozes, 2003, v. , p. 102-119.

FONTENELLE, ISLEIDE A. . Cultura, mercado e mídia: mediações para pensarmos a cultura das massas. In: Conduru, Roberto; Siqueira, Vera B.. (Org.). POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Rio de Janeiro: UERJ, Rede Sirius: FAPERJ, 2003, v. , p. 119-126.